A implantação do sistema biométrico (de identificação pelas impressões digitais ou pela íris) para acompanhar a frequência dos alunos aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) no Pará e projetos de reforma, revitalização e construção de novas agências de trânsito no interior foram assuntos discutos na reunião entre Walter Penna, diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA) e uma comissão, formada por dirigentes e representantes dos Centros de Formação de Condutores credenciados na instituição, na manhã desta quinta-feira (31). O diretor adiantou que o sistema biométrico deverá ser implantado em abril deste ano.
Walter Penna explicou as novas ações, que deverão atualizar a tecnologia no Detran, visando a adequação ao modelo já implantado em outros Estados. “O sistema biométrico permite acompanhar os candidatos a partir da matrícula nos centros de formação de condutores, registrando a frequência dos alunos. A nossa previsão é de que possamos fazer a publicação do edital de credenciamento até abril”, reiterou.
O diretor explicou que, com a implantação do sistema, o Detran ampliará o controle de frequência do candidato à habilitação inicial (Permissão para Dirigir). Ele lembrou também que esse sistema está previsto em uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga os Detrans de todo o Brasil a identificar os candidatos pelas impressões digitais. Assim, todos os CFCs do Pará serão obrigados a contar com a biometria.
Walter Penna informou ainda que busca a parceria dos Centros de Formação para garantir maior qualidade no aprendizado do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visando uma melhor prestação dos serviços, com transparência e qualidade. “O Detran integra o sistema de segurança do Estado, e como tal deve cumprir com a lei. Se trabalharmos em parceria, certamente o resultado será satisfatório”, ressaltou.
Os dirigentes e representantes dos CFCs se comprometeram a estudar soluções possíveis para os casos apresentados, entre os quais a intensificação da fiscalização, a fim de que sejam afastadas as autoescolas que não vêm formando bons condutores.
A lista de CFCs credenciados no Detran-PA estão disponíveis no site www.detran.pa.gov.br. (Edson Matoso)




