Em Redenção, no sul do Pará, são constantes os flagrantes de desrespeito às leis de trânsito. Nossa equipe de reportagem flagrou motociclistas andando sem capacete e motos com até 4 passageiros. A cena é rotina no trânsito de Redenção.
Crianças viajam sentadas os tanques de gasolina das motos, que transportam às vezes até quatro pessoas. Andar sem capacete é comum, alguns condutores tentam justificar, dizendo que saíram rapidinho, que não gostam do objeto de segurança ou até que não têm capacete.
A dona de casa Clarisse Alvarenga estava na garupa da moto do marido. Os dois não usavam capacete na hora do acidente. Ela sofreu fraturas e escoriações.” Vou usar capacete e não beber, principalmente quem vai pilotar”, afirma.
O Departamento de Trânsito informou que vai aumentar a fiscalização. “Nós estamos intensificando as blitz, nós estamos colocando os agentes de trânsito do estado nas ruas”, afirma Ricardo Paul, diretor regional do Detran.
Além do desrespeito dos condutores de motos às leis de trânsito, outro problema é a falta de sinalização para garantir a segurança dos pedestres. O cruzamento das avenidas Araguaia e Thompson Filho, por exemplo, é um dos mais movimentados, mas não há faixa de pedestres. Muitas pessoas se arriscam na travessia.
“O pedestre atravessa a hora que der para atravessar, correndo, se arriscando”, conta o aposentado Antônio Moreira.
“Nós fomos até Belém, buscar um convênio com o governo do estado para sinalizarmos toda a cidade. Estamos aguardando um processo licitatório que maio junho já estaremos com o convenio homologado”, afirma Giovanne Assunção, diretor do Departamento de Trânsito de Redenção. (G1)




