O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) realizou palestra no Seminário Oportunidades do Agronegócio na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em que participaram empresários e representantes do governo chinês.
Em sua palestra o parlamentar abordou o reflorestamento como oportunidade de investimento no país.
De acordo com o deputado Irajá Abreu, os chineses querem investir U$ 30 bilhões na América Latina e parte desses investimentos poderão ser destinados ao agronegócio brasileiro.
“O intercâmbio do setor produtivo brasileiro e de experiências com a China é promissor. Acredito que o Brasil poderá se beneficiar amplamente com o potencial que temos para o desenvolvimento e o mercado consumidor da China em expansão”, afirma o deputado.
Irajá Abreu enfocou a ampliação da silvicultura. Segundo o parlamentar, o estado do Tocantins registrou o crescimento de 43% de área plantada de florestas, alcançando o 11º lugar no ranking de produtividade nacional. A atividade segue em expansão no Brasil e tem probabilidades positivas para a produção de celulose, carvão vegetal, energia e madeira.
O deputado afirma que a demanda atual de florestas plantadas é de 630 mil hectares, o Brasil tem 200 mil hectares produtivos sendo necessários mais 430 mil hectares para suprir a demanda. (Cláudia Peixoto)




