Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas determinadas pela Chefia da Polícia Civil, uma equipe de policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Narcóticos (DENARC), sob o comando do delegado, Carlos Miguel Manso, efetuou, na tarde desta quinta-feira, 24, a prisão de Antônio Cardoso dos Santos, 35 anos acusado pelo crime de tráfico de drogas e do moto taxista Deroci Pereira Rodrigues, 41 anos sob a acusação do crime de associação para o tráfico.
Na mesma ação, a DENARC efetuou ainda, a apreensão do menor A.S.S, 15 anos e aprendeu cerca de 1,5 kg (Um quilo e meio de Crack e também a nova variante de cocaína, conhecida como “escama de peixe”, uma droga muito mais cara em relação a cocaína normal e com teor de pureza que alcança os 98%, o que faz dela uma substância muito mais perigosa e destrutiva se comparada ao produto tradicional. Somente a cocaína foi avaliada, pelos policiais civis, em mais de R$90.000,00 (Noventa Mil Reais).
Segundo o Delegado Dr. Carlos Miguel, a DENARC recebeu uma denúncia anônima de que havia um menor de idade trazendo drogas da cidade de Araguaína para Palmas. Os Policias Civis, imediatamente partiram em diligência ao Jardim I, e foi montada uma campana, nas imediações de uma rotatória, no sentido de monitorar o menor, que já se encontrava no local.
Por volta das 17h40min, o acusado Antônio Cardoso Dos Santos chegou ao local conduzido pelo Moto-taxista Deroci, que segundo a Polícia Civil tinha conhecimento da atividade criminosa que estava acontecendo, haja vista que mesmo após visualizar a droga, o acusado deixou o local conduzindo o mesmo traficante que havia trazido.
Antônio passou a conversar com o menor que o aguardava e, após alguns instantes o adolescente retirou de uma mochila que carregava, uma sacola contendo aproximadamente meio quilo de Crack e repassou a droga ao traficante. Nesse momento, Antônio e o menor se separaram tomando rumos diferentes. Os agentes da DENARC, de imediato, iniciaram a perseguição as motos que conduziam o traficante e o adolescente.
Antônio e Deroci foram abordados e presos ainda nas imediações dos Jardim Aureny I e, após um rápida busca pessoal, foi encontrado em poder de Antônio, a quantia de Crack que ele havia recebido do menor A.S.S. Nesse momento os outros policiais civis da DENARC continuaram a monitorar o menor de idade até que o mesmo foi abordado e preso, na rodoviária de Palmas após receber, de uma outra pessoa, cerca de 1 quilo de cocaína denominada escama de peixe.
No momento em que foi abordado e ao ser indagado pela autoridade policial, o adolescente afirmou que havia sido orientado por Antônio a retornar a rodoviária a fim de receber uma determinada quantia de cocaína, o que de fato veio a se confirmar. A PC apurou ainda que o menor, após entregar o Crack em Palmas, voltaria para Araguaína levando a cocaína que tinha pego aqui, em uma espécie de permuta criminosa.
Além da cocaína e do Crack, a Polícia Civil também apreendeu celulares e aproximadamente R$197,00 (Cento e Noventa e Sete Reais) em espécie.
Para o Delegado responsável pelo caso, tudo indica que o menor, por conta de sua idade, estaria sendo usado como uma espécie de “mula”, para o transporte de drogas de Araguaína a Palmas sem levantar suspeitas.
Após serem presos, Antônio Cardoso dos Santos e Deroci Pereira Rodrigues foram conduzidos a sede da DENARC onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, respectivamente, sendo então encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde ficarão a disposição da justiça. Já o menor A.S.S, também foi apreendido e se encontra sob custódia dos órgãos competentes.
Segundo o Delegado Carlos Miguel Manso, as ações de combate ao tráfico de drogas efetuadas pela DENARC, serão ainda mais incisivas no intuito de desestabilizar o tráfico de drogas em Palmas e, consequentemente, trazer mais paz e tranqüilidade a população da Capital. “Temos orientação do Secretário da Segurança Pública Dr. João Coelho e da Chefia da Polícia Civil de não medir esforços para reprimir e intensificar os trabalhos visando à apreensão de drogas e a prisão de pessoas ligadas ao seu comércio”, frisou o Delegado.




