O Estado do Maranhão será representado, por 14 técnicos do Governo do Estado e do coordenador Marco Aurélio de Sousa Martins, na etapa nacional da I Conferência de Desenvolvimento Regional que, já está com a programação e regulamento definidos. Os delegados maranhenses foram eleitos na Etapa Macrorregional no ano passado. A Conferência acontece durante a I Semana de Desenvolvimento Regional, entre os dias 18 e 22 de março, no Espaço Brasil 21, em Brasília.
Os ajustes foram discutidos pela Comissão Organizadora Nacional composta por representantes de diversos Ministérios, associações, organizações, bancos, confederações, conselhos, sindicatos além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), parceiro na promoção da conferência, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As definições ocorreram durante a 7ª Reunião da Comissão promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, no dia 7 de fevereiro.
O regulamento definirá o direito a voz e votos nos Grupos de Trabalho, Priorização e Plenárias. Serão 443 delegados, além de convidados e observadores.
Durante a Semana de Desenvolvimento Regional serão lançados o Observatório de Desenvolvimento Regional, um sistema destinado a divulgar e compartilhar indicadores e novidades sobre o tema, e uma Revista que reúne artigos de especialistas sobre o assunto.
O Ministério da Integração Nacional promoveu em 2012, em parceria com o Ipea, as Conferências Estaduais e Macrorregionais de Desenvolvimento Regional. Os 27 estados da Federação sediaram debates para propor estratégias de redução das desigualdades brasileiras e gerar riquezas e contribuir com a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
A CNDR aprovará um conjunto de princípios e diretrizes que servirá de base para a reformulação da PNDR. Haverá um processo de priorização em que serão elencados os princípios e as diretrizes fundamentais, as mais importantes, dentre todas as proposições.




