A Secretaria de Defesa Social, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu nesta quarta-feira, 6, reunião com prefeitos e secretários municipais da área de assistência social. Ainda na quarta-feira foi realizada reunião com conselheiros estaduais e municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na pauta, o plano “Viver sem Limite”, do governo federal, voltado às pessoas com deficiência.
As reuniões aconteceram no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADESs) e contaram com a participação da consultora do Plano Viver sem Limite, do governo federal, Talita Seliene. O objetivo foi ampliar a divulgação do Plano Viver sem Limite no Estado, esclarecendo sobre as ações voltadas às pessoas com Deficiência nos municípios, incluindo orientação aos prefeitos sobre a possibilidade de adesão ao Plano.
Participaram da reunião representantes dos municípios de Barra do Ouro, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Lagoa do Tocantins, Lizardas, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Recursolândia, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, Porto Nacional, Aparecida do Rio Negro, Bom Jesus do Tocantins, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins, Silvanópolis e Tocantínia.
Viver sem Limite
No dia 27 de agosto do ano passado o Governo do Estado, por meio da até então Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, atualmente Secretaria de Defesa Social, aderiu ao plano do governo federal durante a realização da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Até 2014 o Plano prevê o investimento de R$ 7,6 bilhões em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade para pessoas com deficiência. A Secretaria de Defesa Social está em processo de criação do grupo de articulação e monitoramento do Plano, que reúne entidades governamentais e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de coordenar e articular as ações voltadas às pessoas com deficiência no Estado.




