Discutir as diretrizes e ações que serão tomadas para fortalecer o combate e prevenção de queimadas no Estado. Este foi o objetivo da reunião realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na tarde desta quarta-feira, 4. O evento aconteceu na sede da Defesa Civil Estadual, em Palmas, reunindo representantes de diversos órgãos e entidades públicas.
Segundo o tenente coronel Ornelas, superintendente adjunto da Defesa Civil e palestrante da reunião, o intuito é dar inicio ao desenvolvimento de ações para minimizar os focos de queimadas e incêndios florestais no Tocantins. “Com essa primeira reunião, foi possível traçar as metas para 2015, através de um planejamento preventivo e de combate a incêndios. Queremos tirar o Tocantins da quarta colocação no ranking nacional de queimadas”, afirma.
Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Yuri Tenório, o Comitê do Fogo tem a intenção de trazer os órgãos estaduais e municipais para trabalhar junto com a corporação e com a população para diminuir os focos de incêndio no Estado. “Muitas das ações não são apenas de competência legal do Corpo de Bombeiros. Por isso a importância do comitê. Teremos um resultado mais satisfatório através de um conjunto de ações onde cada órgão, dentro da sua esfera de competência, possa trabalhar com um propósito maior, que é minimizar os efeitos de incêndios no Estado”, comentou o Comandante Geral.
Assim como propôs o tenente coronel Ornelas, ao todo serão 17 ações, que abrangem campanhas educativas de combate ao fogo, visitas de sensibilização e orientação com produtores rurais, palestras com agentes ambientais e de saúde, dentre outras, envolvendo o Corpo de Bombeiros com diversos órgãos. As primeiras ações começam a ser realizadas em março.
Participaram da reunião representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Segurança Pública, IBAMA/PREVFOGO, Defesa Civil de Palmas, CIPRA, Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, NATURATINS, SEAGRO, ADAPEC, SESAU, RURALTINS, SEINFRA, DERTINS, FUNAI, NATURATINS E UNITINS.




