A Defensoria Pública do Pará, por meio da Escola Superior (ESDPA), vai firmar um convênio, no próximo dia 12 de dezembro, com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Marabá, no sudeste do Estado, para ampliar o atendimento aos assistidos pela instituição. Em reunião realizada em Marabá, a defensora pública Paula Denadai, coordenadora do projeto, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, e os coordenadores do curso de Direito e do NPJ discutiram a possibilidade de ampliação de mais esse trabalho conjunto entre a Defensoria e instituições de ensino superior. Esse será o primeiro convênio assinado pela Defensoria estadual com uma universidade federal.
Segundo Paula Denadai, a parceria agilizará os atendimentos da Defensoria, beneficiando os alunos da universidade e a comunidade em geral. “É um trabalho importante porque potencializa a qualidade dos atendimentos. Hoje, por exemplo, um assistido que demorava até dois meses para ser atendido em Marabá já consegue receber orientação jurídica no mesmo dia. Além disso, a parceria divulga a Defensoria no meio acadêmico, e é relevante para os alunos do curso de Direito, uma vez que dá a possibilidade da prática, de conhecer o funcionamento da Defensoria, e ainda o conhecimento técnico e jurídico oferecido pelos defensores públicos vinculados aos NPJs”, ressaltou.
Os atendimentos no Núcleo de Prática Jurídica da Unifesspa estão acontecendo desde o início de novembro, e já foram realizadas cerca de 80 orientações jurídicas. Os interessados podem entrar em contato com a Defensoria do Pará, por meio do NPJ da UNIFESSPA, e marcar o atendimento pelo número 129.




