O Pará recebeu, desde outubro, sete cruzeiros, oriundos da Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. As passagens dos navios começaram no Círio, no momento da Romaria Fluvial, quando o alemão Amadea chegou a Belém com 600 turistas, abrindo a temporada 2012/ 2013. Em novembro, atracaram também na capital o alemão Aida, com 2,4 mil passageiros, o americano Silver Cloud, com 250, e o Silver Cloud, com 250 turistas.
A partir de janeiro de 2013, nove navios devem passar por Belém e Santarém. A temporada só termina em maio, quando o Estado deve ter recebido mais de 20 mil turistas desse segmento, envolvendo 27 cruzeiros de diversas nacionalidades. Cada turista gasta, em média, US$ 150 por dia ao passar por Belém.
No último dia 8, chegou a Santarém, com 800 turistas da Inglaterra, o Prinsedam, que na volta passa por Belém, nesta quinta-feira (13). Sábado (15), passa pela capital paraense o Aida, vindo da Alemanha com mais 1,2 mil turistas. O navio retorna de outros destinos amazônicos dias 26 e 27 deste mês, com pernoite em Belém.
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) faz o receptivo aos turistas de cruzeiros e articula com a operadora Amazon Icomining Service, especializada nesse atendimento, ações de segurança turística, com apoio da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) e do Comando de Policiamento Fluvial.
Na rota dos turistas estão espaços como a orla de Icoaraci, Estação das Docas, complexos Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Polo Joalheiro, Museu Paraense Emílio Goeldi e Basílica de Nazaré. Alguns também visitam comunidades ribeirinhas quilombolas no município do Acará, em trilhas ecológicas. (Benigna Soares)




