A menina Taylana Lauriano Santos, de apenas 3 anos, foi transferida de helicóptero do Marajó para Belém, no início da tarde desta sexta-feira (10). Ela caiu do segundo andar de uma casa na sede municipal de Breves, e foi levada com traumatismo encefálico para o Hospital Regional, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhada para a UTI. Segundo o médico que a atendeu, o estado da criança é estável. Ela já está no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. O helicóptero Guardião 06, do Grupamento de Resgate Aéreo (Graesp), trouxe a criança para Belém.
Segundo a mãe da menina, a comerciante Rosivane Coelho Lauriano, na manhã de quinta-feira Taylana foi para o segundo andar da casa da avó, ao lado da casa da mãe. “Ela subiu para o telhado da minha casa, que não tem madeira sustentando a telha, e varou para dentro de casa”, explicou. A menina fica com a avó porque Rosivane trabalha em uma loja durante todo o dia. “Eu tava trabalhando quando recebi o telefonema e fui correndo para casa. Procurei logo o hospital, onde fomos recebidas imediatamente”, explicou.
O médico pediatra Marcelo Noronha, do Hospital do Marajó, explicou que a criança chegou à instituição com traumatismo encefálico. “Logo que ela deu entrada foi feita a tomografia e detectado um traumatismo extenso do osso temporal e um hematoma subdural”, informou. Segundo o médico, a criança está consciente, “mas necessita de tratamento especializado de neurocirurgia, por isso estamos transferindo para Belém”. (G1 PA).




