Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Criação da UFNT segue em ritmo lento

EDUCAÇÃO

Noticias Relacionadas

A implantação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), segue a passos lentos no Congresso Nacional há quase dois anos. O Governo Federal encaminhou o projeto de lei criando a universidade para o parlamento em 2016, mas ele ainda não foi votado nas comissões que analisam a proposta.

Pelo projeto, a UFNT seria instalada em Tocantinópolis e Araguaína. Atualmente elas contam com dois campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), mas sofrem com problemas de estrutura e a falta de cursos importantes para a região, como Medicina.

A solução seria separar a administração das unidades e destinar verba exclusiva para a região norte. No campus de Araguaína há três obras paradas que aguardam dinheiro do Governo Federal.

“Se nós já tivéssemos a UFNT com certeza estas obras que hoje estão paradas elas já estariam em condições de serem concluídas”, disse o diretor do campus de Araguaína, José Manoel Sanches.

Quando a lei que criaria a UFNT foi para a Câmara, ela foi junto com a projetos de outras quatro universidades no país. Estes projetos já foram votados.

“Estas outras quatro universidades tramitaram em regime de urgência, desde o início. E no caso da UFNT ela tramitou em regime de prioridade. Isto nós estamos tentando resolver agora.”, diz o professor Airton Seiben, que faz parte da comissão que tenta acelerar o processo.

O Ministério da Educação foi procurado para comentar o caso, mas não enviou resposta. (Com informações do G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias