A Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) lança este mês uma campanha de incentivo ao uso racional da água. O slogan “”Economize água. O futuro agradece” já pode ser visto nas contas de março que estão chegando ao consumidor. É a primeira de nove frases que, até o fim do ano, serão colocadas nas faturas. Elas serão feitas pelos próprios funcionários, em um concurso interno. O objetivo é conscientizar para evitar o desperdício.
Os funcionários vencedores do concurso terão os nomes divulgados nos informativos e nos canais de comunicação internos, e ainda receberão uma premiação simbólica. A medida casa com o projeto de lei da deputada estadual Cilene Couto (PSDB), já aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa, prevendo uma campanha do uso racional da água com a conscientização da população. Com ações simples, como fechar a torneira enquanto se escovam os dentes, é possível interferir no consumo e no valor da conta no fim do mês.
“O Estado tem investido muito, pela COSANPA, para melhorar o abastecimento de água em Belém e no interior, mas como a população usa essa água tem de ser trabalhado por todos nós, nas escolas, nas empresas e junto às famílias. Temos de estar juntos”, defende a deputada. Segundo o projeto, as concessionárias de água do Pará trarão no verso das contas informações sobre como evitar o desperdício, orientando o usuário sobre as formas de usar o recurso de maneira inteligente e sustentável.
Combater o desperdício e o furto de água é meta constante da COSANPA, que, recentemente, deflagrou uma operação pelas ruas de Belém contra os lava-jatos clandestinos. Ao invés de usarem água de poços artesianos, como manda a lei, esses locais usam água potável para lavagem de carros, furtando, em alguns casos, água da rede da Cosanpa, o que prejudica o abastecimento das casas. Nos lava-jatos também é possível testemunhar cenas desperdício. A Cosanpa está cortando o fornecimento de água nos estabelecimentos visitados. (Andrea Cunha)




