Dois meses depois da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP) e Ministério Público do Estado (MPE) do Pará a cooperativa começa a realizar o processo de auditoria interna: “Esse trabalho visa conhecer todos os problemas e a estrutura financeira da entidade, a partir daí entramos no processo de implantação de gestão eficiente”, disse Marcelo, do Grupo Work.
O Grupo Work é um conjunto de empresas especializadas em serviços técnico- profissionais, que combina competência nas áreas de Auditoria Independente, Atuarial, Tributos, Investimento Externo, Estruturação de Negócios, e Serviços voltados a atividade-meio das organizações.
As exigências do TAC são de organizar os órgãos e mecanismos de administração da COOMIGASP, organizar a gestão financeira, priorizar a diretriz de que parte da receita será necessariamente distribuída entre os seus associados, o que é o objetivo central da Entidade; rever o registro dos associados da COOMIGASP, criar melhores condições para o acontecimento de Assembleias. “Todas essas transformações passam pelo processo de estudo e conhecimento da atual situação da cooperativa, e é este tralho que estamos fazendo a priori”, reforçou Marcelo.
O diretor financeiro da COOMIGASP, Marcos Antonio Rodrigues Prado, defendeu a estratégia da empresa e reforçou que o cumprimento das normas será um marco na história da cooperativa. “Nosso objetivo é futuramente estar equiparado tecnicamente com a nossa parceira Colossus, dando mais segurança a sociedade representada”, afirmou.
“O Grupo Work atende todas as exigências propostas para a contratação de uma empresa de consultoria por ter mais de dez anos de mercado e atender grandes grupos o que a credencia e dá segurança aos garimpeiros de que a entidade será gerida de forma correta”, disse Bettenson Clayde Meneses Cabral, advogado da COOMIGASP.
Segundo o manual de apresentação o foco do Grupo Work é prestar serviços profissionais com excelência. Sua missão é adquirir, aplicar e transmitir conhecimentos a clientes e parceiros, com valores pautados na transparência das ações, com a visão de tornar-se referência ético-profissional no segmento em que atua.
“Para isso todos os responsáveis do Grupo Work são técnicos pós-graduados e cada membro da equipe atende no mínimo de 120h anuais em programas de formação continuada, ultrapassando as exigências nacionais e internacionais”, disse Marcelo.
Valdemar Pereira Falcão disse que fará todo esforço possível para que os trabalhos de consultoria sejam feitos com a maior transparência possível. “Vamos passar a COOMIGASP a limpo e devolver a credibilidade aos seus associados” concluiu.
Perguntado sobre como seriam repassadas as informações sobre a gestão da COOMIGASP aos mais de 38 mil associados o advogado da cooperativa afirmou que dentro da nova estrutura também estará um plano de comunicação, que atende determinação composta no Termo de Ajustamento de Conduta: “Vamos fazer contatos com os veículos de comunicação e também fortalecer a comunicação interna, entretanto tudo dentro do cronograma de gestão responsável, e toda informação sobre os recursos da cooperativa será repassado aos sócios de forma frequente por meios dos veículos de comunicação em massa”, finalizou o consultor. (Agência Batéia)




