O assentamento Corjan, a 40 quilômetros de Estreito, no Sul do Maranhão, vai receber até o final deste ano uma escola novinha. Orçada em R$ 494.512,27, a obra atende a 130 famílias, 90 delas do próprio Corjan e 40 da comunidade vizinha Água Amarela.
Construído pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado Infraestrutura (Sinfra) e da Educação (Seduc), o prédio vai atender alunos e alunas do ensino fundamental menor.
O colégio contará com quatro salas de aula, setor administrativo, pátio e cozinha. Antes, o local onde os alunos estudavam era inadequado, com rachaduras nas paredes e no chão. Quando chovia, os estudantes precisavam enfrentar a chuva para usar o banheiro.
Para a professora Aldenice Ortelgal, as condições comprometiam a aprendizagem. “Antigamente a gente não tinha escola. Era uma casa improvisada, sem estrutura. Com esta escola nova, os alunos terão até mais ânimo para estudar”, afirma.
Segundo os moradores, a construção da escola é um marco histórico na zona rural de Estreito e resgata a dignidade da população. “Esta é uma obra que vai ficar na história. Finalmente estamos vendo um governo que investe em educação”, diz o líder religioso Sebastião Rodrigues.
“Nossos filhos menores não precisarão sair daqui para estudar. Terão um local bonito e confortável para aprender. Isso é resgatar a dignidade do nosso povo”, acrescenta o líder comunitário José Francisco Oliveira.
Segundo o titular da Sinfra, Clayton Noleto, o investimento em educação é uma prioridade da atual gestão. “O programa Escola Digna, sem dúvidas, é uma das grandes marcas do governo Flávio Dino. São crianças e jovens que poderão ter mais qualidade de vida e um futuro melhor”, ressalta.
Depois de pronta, a escola será entregue à prefeitura. Além do assentamento Corjan, outros municípios do Sul Maranhense serão beneficiados com escolas nos mesmos moldes.
Senador La Rocque, no Povoado Barreira do Pau D’arco; Riachão, nos povoados Bacaba, Campina e Capão Solteiro; Bom Jesus das Selvas, na Comunidade Nova Vida e povoado Chapéu; Formosa da Serra Negra, nos povoados Pedra Furada e Riachão, e São Pedro da Água Branca, no bairro São José estão entre as cidades contempladas. (Janaina Amorim)




