A Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social em parceria com o Ceas – Conselho Estadual de Assistência Social realiza até sexta–feira, 9, oficinas para auxiliar os conselhos municipais de Assistência Social no preenchimento do Censo Suas 2012.
De acordo com a presidente do Ceas, Régina Mercês Aires, as orientações são de suma importância e explica: “Os conselheiros tem muitas dúvidas e caso essas dúvidas não sejam esclarecidas eles podem vir a preencher os formulários com informações erradas o que prejudicaria os resultados”. A presidente explica que o grande objetivo do Censo é traçar um retrato fiel da situação dos conselhos no Estado e com base nesse diagnóstico poderão identificar os avanços e planejar ações efetivas.
As oficinas começaram nesta segunda-feira, 05 e deve atender por agendamento aos 139 municípios do Estado até sexta-feira, 09. O Censo Suas é realizado anualmente e levanta informações sobre a execução de serviços, espaços físicos e recursos humanos. Com isso é possível detectar avanços e desafios na política de assistência social. Devem preencher os formulários, Cras – Centro de Referência da Assistência Social, Creas – Centro Especializado de Assistência Social, Centros Pop, Unidades de Acolhimento, Gestão Estadual e Municipal, Conselhos Estadual e Municipais.
A conselheira municipal de Assistência Social de Nazaré, Vanessa Lopes, parabenizou a iniciativa da Setas : “Essas oficinas realmente tiram nossas dúvidas, porque por mais que a gente leia os manuais e se informe nada como sentar com as técnicas que são mais experientes para nos orientar”. Completa a conselheira.
Os conselhos municipais têm até dia 30 de novembro para preencherem os formulários.




