O Conselho Tutelar de Marabá, no sudeste do estado, ouviu, na tarde desta terça-feira (19), o depoimento da avó da bebê que foi abandonada dentro de uma mala na última segunda. Segundo o conselheiro Fábio Lima, o caso foi encaminhado para o Ministério Público do Estado (MPE) e aguarda decisão do juiz sobre a guarda da criança, que tem apenas um mês de vida.
Ainda de acordo com Lima, é provável que a avó fique com a guarda da criança, enquanto a mãe recebe tratamento psicológico. A bebê está em uma casa de acolhimento e a mãe está com a avó em São Domingos do Araguaia. Ela deve responder pelos crimes de maus tratos e abandono de incapaz.
“A avó falou que a mãe deve ter entrado em depressão pós parto, pois teria enfrentado muita pressão do companheiro, que mora Anápolis, em Goiás. Ela mora lá com ele, mas estava em São Domingos passando a gestação na casa da mãe. O problema, segundo ela, é que ele não assume que o filho é dele. Ela teria se sentido pressionada e quis passar a criança para outra pessoa dessa forma”, detalhou o conselheiro.
Entenda o caso
Um bebê de apenas um mês e um dia foi encontrado dentro de uma mala que havia sido abandonada debaixo de uma árvore, próximo à residência de uma família em Marabá, sudeste do estado na última segunda-feira (18). A criança do sexo feminino foi deixada junto com roupas de bebê e uma carteira de vacinação, onde não estava anotado o nome da mãe.
De acordo com a carteira de vacinação, a criança nasceu no dia 17 de julho pesando 4kg em um hospital de São Domingos do Araguaia, cidade natal da mãe da criança. O bebê foi examinado por uma equipe dos bombeiros, e está bem de saúde. (G1 PA).




