Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, janeiro 19, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Confira a atuação de deputados e senadores do TO no Congresso Nacional

Noticias Relacionadas

image

Em levantamento realizado pelo site Excelências, da organização Transparência Brasil, é possível verificar o percentual de faltas alcançado pelos oito deputados e três senadores da bancada do Tocantins no Congresso, além de outros dados como a produtividade de cada parlamentar, com percentual de matérias consideradas sem relevância.

Câmara

Dos oito deputados federais do Estado, três parlamentares com índices de falta em sessões do plenário acima da média da Casa que é de 17,1%. Eduardo Gomes (SD) é o que tem mais faltas, 49% das sessões com ausência. Ele é seguido de Irajá Abreu (PSD) (40%) e César Halum (PRB) (19,7%). Completando a bancada temos: Júnior Coimbra (PMDB) (14,5%); Ângelo Agnolin (PDT) (13,7%); Lázaro Botelho (PP) (10%), Dorinha Seabra (DEM) (8,5%) e Osvaldo Reis (PMDB (7,5%). A lista muda quando o assunto são as faltas em comissões (ver quadro). O levantamento reúne tanto faltas justificadas quanto injustificadas.

Produtividade

Já no quesito produtividade, onde o portal mede o índice de matérias consideradas irrelevantes (sessões solenes ou comemorativas, batismos de obras e outros requerimentos secundários), a lista dos parlamentares segue a seguinte ordem: Eduardo Gomes tem o maior percentual de matérias irrelevantes: 40,5%. O deputado apresentou 37 matérias, sendo 15 sem relevância. A média da Câmara é de 14,2%.

Segundo o Excelências, o fato de matérias não serem consideradas irrelevantes não deve ser interpretado como um julgamento de que sejam meritórias.

Procurado o deputado Eduardo Gomes ressaltou que sempre foi avaliado como um dos 100 melhores parlamentares. “Esse portal é insignificante para avaliar.” Já Irajá Abreu (PSD) afirmou que todas as faltas foram justificadas e que se ausentou da Câmara quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, em 2013.

A deputada Dorinha Seabra (DEM) explicou que nunca deixou de ir ao congresso e que participa de várias comissões. O deputado Lázaro Botelho afirmou que suas faltas “estão plenamente justificadas”. Ambos deputados também defenderam sua produção legislativa.

Senado

Entre os senadores tocantinenses somente Kátia Abreu (PMDB) extrapolou a média da Casa, que é de 9,9%. A parlamentar chegou ao índice de 39,1% de falta nas sessões plenárias. Vicentinho Alves (SD) tem 4,3%. Já Ataídes Oliveira (PROS), que assumiu mandato efetivo em dezembro de 2013, não teve o índice incluído pelo portal. Na análise da irrelevância das matérias, Vicentinho Alves tem maior índice: 21,7% de suas proposições são irrelevantes segundo o site. Kátia Abreu tem 16,3% e Ataídes Oliveira, 8,3%. Procurado, o senador Ataídes de Oliveira (PROS) afirmou que tenta “fazer da melhor forma seu trabalho”. Já a senadora Kátia Abreu afirmou que todas as suas faltas são justificadas e sem pedido de reembolso. “O importante é que sou a campeã em recursos para o Tocantins”. Já sobre o índice de matérias consideradas irrelevantes a parlamentar afirmou que “o critério é do site. Eu considero todas relevantes”. (JTO)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias