Começou nesta terça feira, 15, no auditório Cuica na UFT, em Palmas a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Tocantins. O objetivo do evento é mobilizar os diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para implementar e monitorar a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e fortalecer o debate, tendo como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Estado do Tocantins”.
A solenidade de abertura com a presença do reitor da UFT, Alan Barbiero, do vice-governador do Estado, João Oliveira, do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Nilomar dos Santos Farias, do secretário da Juventude e dos Esportes e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Olyntho Garcia de Oliveira Neto, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Cel. Erly Lemes, do conselheiro do Conanda, Fábio Feitosa da Silva, da coordenadora da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente, Mônica Brito, dos representantes do G27, os adolescentes Douglas dos Reis Santos e Lanna Karoline, dentre outras autoridades.
A Banda Mirim da Guarda Metropolitana, composta por 46 crianças e adolescentes, executou o Hino Nacional, sob a regência do maestro Renilson Oliveira. Também aconteceu a apresentação musical do Hap do Estatuto da Criança e do Adolescente e a demonstração de Dança de Rua pelo grupo Fisionomia do Hap.
Em seu discurso, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Nilomar dos Santos Farias, destacou o apoio incondicional do Governo do Estado e da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos a Conferência e defendeu uma política com ações de valorização da criança e do adolescente. “Sabemos que uma casa não se constrói pelo telhado, por isso devemos primar pelo alicerce e cuidar dos nossos jovens, que é a base. É dever do Estado e de todos garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos reconhecidos e inteiramente garantidos”,ressaltou Farias.
Este ano, as propostas sobre mobilização, implementação e monitoramento do Plano Decenal da Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente serão organizadas a partir da sistematização das propostas elaboradas sob cinco eixos estratégicos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Proteção e Defesa dos Direitos, Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, Controle Social da Efetivação dos Direitos, Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Todos os participantes receberam um kit contendo pasta, caneta e um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Tocantins, realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, segue até amanhã, 16, no auditório do Cuica da UFT e contará com palestras, debates, rodas de conversa, apresentações culturais, plenárias, além da eleição 78 de delegados que representarão o estado na Conferência Nacional que será realizada de 11 a 14 de julho na cidade de Brasília, DF.




