Professores, gestores e técnicos em educação das secretarias Municipal (SEMEC) e de Estado de Educação (SEDUC) participaram nesta terça-feira, 5, na Escola Bosque, no distrito de Outeiro, de oficinas preparatórias para a IV Conferência Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente, realizada a cada dois anos.
Em dois dias de evento, educadores e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, como a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará), discutem temáticas e a construção de projetos pedagógicos. Os trabalhos serão apresentados durante a IV Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília (DF), em outubro.
Até o evento, estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas paraenses, com idade entre 11 e 14 anos, desenvolverão projetos relacionados à questão ambiental, dentro de quatro temáticas: água, fogo, terra e ar.
Cidadania
A Conferência Nacional Infanto-Juvenil é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania socioambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora, elaborada em seis etapas: oficinas de conferência, conferência na escola, conferência municipal/regional, conferência estadual, encontro preparatório e conferência nacional.
Os Estados concorrerão com quatro projetos, um de cada temática, mas poderão levar até 27 trabalhos, que serão utilizados na elaboração de relatórios.
O coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Antonio Augusto Filho, destacou, entre os objetivos do evento, o fortalecimento e a participação da comunidade escolar na construção das políticas públicas de educação e de meio ambiente, e o apoio às escolas na transição para a sustentabilidade, contribuindo para que se constituam em espaços educadores sustentáveis a partir da articulação de três eixos: gestão, currículo e espaço físico.
Nesta quarta-feira, 6, das 8 às 17h, a Seduc promove o I Seminário Interno da Política Nacional e Estadual de Educação Ambiental, no auditório da instituição, destinado a gestores, professores e técnicos em educação.
O seminário será realizado em parceria pela Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN); Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania (DEDIC) e Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM). (Fabiana Batista)




