Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, janeiro 19, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Começa nesta segunda-feira a maior maratona cinematográfica do TO

Noticias Relacionadas

O Miragem é um evento sem fins lucrativos voltado para o fomento e a divulgação do audiovisual no Tocantins. É de livre temática e competitiva para curtas de todos os gêneros produzidos no país, com duração máxima de até 25 minutos, nas categorias Ficção, Documentário, Animação, Experimental e Micrometragem (curtas com a duração máxima de 5 minutos).

Além do município de Miracema, o 7º Miragem será realizado em mais 09 cidades tocantinense: Miranorte, Pium, Tocantínia, Paraíso, Porto Nacional, Guaraí, Araguaína, Gurupi e Nova Rosalândia, onde os filmes de realizadores de todo o Brasil são exibidos em programação definida, amplamente divulgada e aberta ao público. Além das exibições a mostra realiza atividades paralelas como oficinas, debates, apresentações musicais, exposições diversas de artes plásticas (segue programação em anexo).

Nesta edição foram inscritos 249 filmes, produzidos em 18 Estados do Brasil. Desse total 114 curtas foram selecionados para as categorias competitivas e 05 filmes (longas e médias) para a Mostra Especial (não competitivas). 37 cineastas concorrem na categoria Melhor Curta Diretor Estreante, prêmio estímulo aos novos diretores brasileiros.

Este ano a mostra miracemense concederá 10 troféus e R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) em prêmios através do Júri Técnico e do Júri Popular.

O Júri Técnico é composto por Natália Ferraciolli (Jornalista e Produtora Cultural), Celso Henrique Acker (Professor Universitário, Ator e Coordenador do GT de Cultura da UFT de Miracema) e Rivas Araújo (Professor e Supervisor Educacional pela UFT, Escritor, Músico, Ilustrador e Crítico Cultural pelo blog Revista Intolerante). O Júri Popular será formado pelo público presente nas sessões da mostra competitiva, que votará por meio de cédulas individuais distribuídas durante as exibições e recolhidas no final à urnas. A urna onde as cédulas serão depositadas será aberta somente ao fim da mostra, quando será realizada a apuração dos votos pela organização do evento.

O 7º Miragem – Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema/ 2012 é uma realização da Inusitada Produções e do Cineclube Miragem, com a Co-Produção do GT de Cultura da UFT de Miracema e o patrocínio do Banco da Amazônia S.A. e do Governo Federal. (ASCOM)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias