Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Começa a 9ª Semana Nacional de Conciliação em Imperatriz-MA

Noticias Relacionadas

De 24 a 28 de novembro ocorre a 9ª Semana Nacional de Conciliação.Nesses dias, o poder judiciário intensifica as ações em busca de amenizar a quantidade deprocessos, por meio do acordo entre as partes, e moderar a abertura de novos. EmImperatriz, com o apoio do 2° Juizado Especial Cível, as ações são desenvolvidas em duasfaculdades da cidade, totalmente gratuito.

O aluno do nono período de Direito, Cleidson Ramos, é um conciliador. Ele relata que, atualmente, há uma cultura negativa dos direitos dos cidadãos.

“O objetivo é disseminar a cultura da paz e do diálogo. Hoje, as pessoaspensam em ir à Justiça, somente, para ganhar dinheiro, tudo é danosmorais. Virou uma cultura. Nosso objetivo é transformar essa visão e mostrar que, às vezes, o diálogo é melhor porque processo demanda

tempo, desgaste emocional e dinheiro”, aconselha Cleidson Ramos, detalhando que, com as ações desenvolvidas nos eventos anteriores, essa realidade vem mudando. Ramos informa, também, que esse é um projeto permanente.

“Não é só durante a Semana. A Semana vem só par intensificar as ações, mas atendemos durante o ano todo e totalmente gratuito, é só procurar as faculdades”, completa o universitário.

Dentre processos que os usuários poderão solucionar estão os de separação, reconhecimento de paternidade, guarda de menores, seguros privados, execução fiscal, dívidas com órgãos como a Cemar, Caema, dentre outros. Processos criminais não serão analisados.

Dados

No Maranhão, durante a Semana de Conciliação, em 2013, 15.133 audiências foram realizadas, para solucionar processos estaduais. Dessas, 9.697 tiveram acordos, resultando num montante de mais de R$ 4 milhões em valores homologados. Em Imperatriz, foram feitos 90% dos acordos na solução dos conflitos.

Os atendimentos estão sendo realizados na Faculdade de Imperatriz (Facimp) e na Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest), em horário comercial. (iMirante)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias