O deputado estadual Raimundo Palito (PP) retornou, oficialmente, nesta terça-feira, 4, para a Assembleia Legislativa (AL). O presidente da AL, Sandoval Cardoso (PSD), informou que ele não participou da sessão, mas Palito já pode ser “considerado deputado novamente”. Com o retorno de Palito, o suplente Jorge Frederico (PSD), a mais de um ano no Legislativo, deixa a Casa.
Palito disse que estará nesta quarta-feira, 5, na Assembleia. “Vou analisar como está tudo e trabalhar em cima das minhas emendas, e tentar colocar o que tenho em mente na prática”, afirmou.
Frederico disse que deixa muitos projetos em andamento. Ele ainda destacou que organizada a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol para investigar o período que o suplente de deputado federal Leomar Quintanilha (PMDB) presidiu a Federal Tocantinense de Futebol (FTF). “Eu queria uma prestação de contas detalhada sobre como foram usadas às verbas públicas nesse tempo todo, quase 20 anos”, completou. Frederico ainda afirmou que aguardará o desenrolar da condenação de Palito na Justiça Eleitoral. “Pois de fato, Palito perdeu o mandato”, disse.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) cassou o mandato de Palito por abuso de poder político e econômico, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu decisão até o julgamento do recurso do parlamentar. Palito foi exonerado, a pedido, na última sexta-feira da Secretaria Extraordinária para Assuntos Legislativos. Por meio de nota, a Agência Tocantinense de Notícias (ATn) informou que um novo nome para assumir a secretaria está sendo analisada pelo governo junto aos parlamentares. (JT)




