
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu um passo decisivo rumo à ampliação da infraestrutura hospitalar e acadêmica do estado. No último dia 6 de outubro, foi publicada a licitação para a construção do Hospital Universitário da UFT, em Palmas. O projeto, que promete revolucionar o atendimento de alta complexidade no Tocantins, foi viabilizado com recursos destinados pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), que garantiu R$ 5 milhões para a elaboração do projeto no início do mandato.
Com 26,7 mil metros quadrados de área construída e um terreno de 24 mil metros quadrados, o hospital será moderno, tecnológico e voltado ao cuidado humanizado. A estrutura contará com 250 leitos — entre internações clínicas, cirúrgicas e UTIs adulto e pediátrica — além de centro de hemodiálise, unidade de decisão clínica e centro de infusão. O projeto ainda inclui 25 consultórios e 10 salas de exames, abrangendo diversas especialidades, como cardiologia, neurologia, ortopedia e cirurgia cardiovascular, com destaque para o atendimento à saúde indígena.
O investimento total é estimado em R$ 306 milhões, com previsão de execução em até 30 meses. A licitação, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), representa o início da escolha da empresa responsável pela construção, consolidando uma das maiores obras públicas já projetadas para o setor de saúde e ensino superior do estado.
Para o deputado Ricardo Ayres, a publicação do edital simboliza a concretização de um compromisso com o desenvolvimento do Tocantins. “Ano passado, destinamos os recursos e elaboramos os projetos. Agora, com a licitação publicada, o sonho do Hospital Universitário da UFT começa a se tornar realidade. Mais do que uma grande obra, é um marco para a saúde pública e para a formação de profissionais, que vai transformar Palmas em um polo de referência em saúde e ensino”, afirmou o parlamentar.




