“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas..”
SUN TZU
ADMINISTRADOR EM SAÚDE
Na atualidade tornou-se elemento importante no sistema de saúde, a figura do administrador hospitalar. Ele é o responsável por planejar, organizar e gerenciar hospitais públicos, privados, clínicas médicas e afins.
Este ramo da saúde é um espaço muito amplo para o trabalho em diversas áreas, considerando vários segmentos onde um profissional pode adquirir emprego. O trabalho do administrador é obter o melhor resultado, através da coordenação que exerce sobre as pessoas que integram a organização, utilizando o planejamento e a gestão.
Analisando os objetivos organizacionais, que geralmente buscam produtividade e lucratividade, a administração desenvolve estratégias para atender a essas expectativas. O campo de atuação do Gestor de Saúde pode ser: Hospitais Públicos e Privados, Clínicas e Policlínicas, Farmácias, Empresas de Seguro Hospitalar e Setor Público, Administradoras de Plano de Saúde, SPA’s, Academias, Empresas de Representação de Medicamentos, Empresas Fornecedoras de Material Hospitalar, etc.
Especificamente o gestor em saúde pode atuar em várias áreas. (Adm. de RH de Saúde, Gestão de Materiais e Patrimônio, Gestão de Farmácia Hospitalar, Adm. do Serviço de Nutrição Hospitalar, etc.). Além de envolver as temáticas de Legislação das áreas de saúde: Custos hospitalares; Gestão de Pessoas em Serviços de Saúde; Sistemas de informações em Serviços de Saúde; Serviços Hospitalares de Apoio a Equipamentos; Sistemas de Documentação e Informação Hospitalar; Consultoria e Assessoria de Empreendimentos de Saúde: Projetos, Empresas, etc.
Com uma gestão de saúde profissionalizada, o maior avanço e o salvamento de vidas e o bem estar do ser humano. Recursos serão economizados e otimizados, o atendimento será de excelência e dignidade das pessoas preservadas.
Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com




