Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

COLUNA ADMINISTRAÇÃO & GESTÃO

Noticias Relacionadas

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.” Winston Churchill

 

ADMINISTRADOR EXECUTIVO

O administrador executivo é responsável pelas estratégias e pela visão da empresa. É o profissional com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. Ele trata dos problemas típicos das empresas, como os recursos financeiros, patrimoniais e recursos (ou talentos) humanos. Uma de suas atribuições é criar um ambiente corporativo harmônico e produtivo. Coordena níveis específicos da organização, como departamentos ou divisões nas áreas de marketing, produção e projetos.

A alta administração estratégica é um desafio constante para esses executivos. Os ambientes e suas mudanças constantes exigem rapidez e assertividade para enxergar mudanças e tendências, adotando um posicionamento estratégico. Isso determinará o sucesso da organização, que pode ter ou não fins lucrativos. Não se trata apenas de se estabelecer objetivos e imputá-los às equipes, pois são muitos os fatores a considerar. A análise dos ambientes, pontos fracos e fortes da empresa alinhada à missão, aos objetivos gerais e seus stakeholders (outras empresas, clientes, fornecedores, funcionários, credores e comunidades) fazem do planejamento e da adoção de estratégia tarefas ainda mais desafiadoras.

A organização deve promover adaptações articuladas entre seus pontos fortes/fracos e o ambiente para se manter competitiva. Esse profissional deve assumir posturas como motivadora da mudança, de implementador da estratégia de gestão do conhecimento e de líder, além de ser capaz de estimular a colaboração das pessoas e incentivá-las a agir em prol dos objetivos organizacionais como forma de crescimento pessoal e profissional.

O alto executivo da empresa precisa ser alguém diferenciado na formação acadêmica, com bons cursos complementares, além de empreendedor, com espírito de liderança, forte comunicação, domínio de línguas estrangeiras, negociador e conciliador de interesses.

Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias