“A guerra se baseia no engano, se faz pelo ganho e se adapta pela divisão e combinação..”
Sun Tzu
ADMINISTRADOR DE HOTELARIA
O administrador de hotelaria planeja, executa e controla todas as atividades e serviços oferecidos pela hospedagem, que abrangem: hotel, pousada, resort e flats. O gestor deve estar apto a cuidar de todos os setores da hospedagem, desde a acomodação dos hospedes até a alimentação, o lazer e entretenimento. Esse profissional lida com o público, portanto deve ser uma pessoa que possua carisma e seja muito flexível, já que representa o Hotel.
Como em toda empresa, em um hotel se deve desenvolver e executar um bom plano de negócios. Ter a capacidade de ser um bom gestor de pessoas, marketing, materiais e financeiro. A logística do dia a dia de um hotel é muito intensa e delicada, pois o volume de clientes é rotativo e com muita diversidade. O hotel é a extensão das casas das pessoas e, portanto, se sentem proprietárias daquele espaço durante suas hospedagens. Gerenciar clientes e funcionários ao mesmo tempo requer um forte conhecimento de relacionamento interpessoal.
Esse profissional terá que resolver pequenos problemas do cotidiano, atuando como um grande conciliador, mediador de conflitos e interesses. Ser bilíngue é mais um diferencial que pesará na contratação. Também será responsável pelos bens que promovem a boa hospedagem, o patrimônio, mantimentos e os equipamentos de um hotel são objetos geralmente de muito valor que precisam ser cuidados.
O profissional deve ser alguém dinâmico e muito organizado, bem apresentável e de comunicação clara e precisa. Uma boa hospedaria é prezada por suas regras equitativas, onde o direito de um termina quando inicia o do outro.
O hotel, como qualquer empreendimento, necessita ser competitivo e ter uma boa estrutura técnico-administrativa. É primordial que o exercício de um profissional faça essa estrutura fluir por meio de sua capacidade de liderar pessoas e talentos. O administrador do hotel, que
coordena o trabalho de todos os outros gerentes, tendo como função garantir que todos os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas. A atuação eficiente desse colaborador é fundamental para o sucesso do hotel.
O ramo de hotelaria proporciona a atuação do administrador em vários segmentos da gestão, podendo atuar desde gerente geral a outras áreas mais específicas, dependendo da quantidade de ramificações que a estrutura exija.
Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com




