
Com o objetivo de discutir as principais necessidades do setor, levantar propostas para o Plano Agrícola e Pecuário do Brasil (Plano Safra 2025/ 2026), a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) promovem nesta terça, 8, em Palmas, uma reunião com produtores e entidades do agro, na sede do sistema FAET/Senar na capital.
Além dos produtores tocantinenses, representantes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, que compõem a região conhecida como MATOPIBA, também participarão do levantamento que está sendo realizado pela CNA em todo o Brasil. Reuniões semelhantes já foram realizadas nas regiões sul, norte, sudeste, nordeste e centro-oeste.
“A região é a última fronteira agrícola do pais, é onde o setor mais cresce no Brasil, por isso teve esse tratamento diferenciado na coleta de informações da CNA, já que nossa região também possui particularidades muito próprias”, destacou Paulo Carneiro, presidente da FAET.
Segundo o assessor de relações institucionais da FAET, Luiz Cláudio Faria, nas discussões serão tratados de assuntos como taxa de juros, seguro rural, investimentos, embargos ambientais, projeções para a próxima safra, a rentabilidade da soja em outros assuntos da atividade e da conjuntura econômica da região e do país.
A condução dos trabalhos está a cargo do Assessor Técnico da CNA, Guilherme Rios e do Consultor da CNA, Jose Ângelo Mazzilo Junior.