O Sebrae Maranhão, em uma ação do projeto Indústria de Laticínios, da Regional em Imperatriz, realiza no dia 19 de abril, o Dia de Campo: tecnologia Balde Cheio. A ação será realizada no município de Cidelândia e vai mostrar práticas de sucesso alcançadas por meio da utilização da tecnologia na chácara Santa Maria, localizada no povoado Grotão e de propriedade do produtor Sérgio Lima Soares.
Em um parceria do Sebrae, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura de Cidelândia, a ação vai envolver os municípios da Região Tocantina e Pré-Amazônica. No evento serão apresentados os resultados produtivos e controles gerenciais da unidade demonstrativa modelo do Balde Cheio.
O evento tem como parceiros, as empresas Pro–Pasto, BH Agronegócios, Naandanjain, Noxon Saúde Animal, Pecplana e Matsuda, que estarão compondo a programação de conhecimento técnico nas estações.
“Na oportunidade, os produtores rurais e demais profissionais que atuam com o segmento, poderão sanar dúvidas e conhecer boas práticas, para que adotem em suas propriedades e aumentem sua produtividade, obtendo informações técnicas específicas e isso é fundamental para o desenvolvimento da atividade empreendedora”, afirma o gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima.
Serão dadas orientações sobre o uso intensivo de pastagem, fertilidade do solo, nutrição de gado, dentre outros. Também compondo a programação, uma palestra magna será ministrada pelo criador do Balde Cheio, o pesquisador da Embrapa Sudeste\SP, Artur Chinelato. Ele vai falar sobre Eficiência na produção leiteira do Maranhão.
Ainda durante a semana, estão sendo realizadas visitas técnicas às unidades demonstrativas, atendidas pelo projeto Indústria de Laticínios, que vem utilizando
a metodologia Balde Cheio em suas propriedades. As visitas são acompanhadas pela equipe do Sebrae e Embrapa, e vai percorrer as propriedades dos municípios de São João do Paraíso, Porto Franco e Amarante.
Projeto Indústria de Laticínios
A Região Tocantina é considerada uma das maiores bacias leiteiras do Maranhão e contempla diversos municípios que estão em amplo desenvolvimento na produção leiteira. A agropecuária, um dos potenciais econômicos de Imperatriz, concentra no Produto Interno Bruto (PIB), cerca de (R$ 41.306,97).
O Sebrae vem contribuindo para o desenvolvimento e progresso do setor, e por meio do projeto Indústria de Laticínios, da Regional de Imperatriz, atende cerca de 300 empreendedores rurais, trabalhando toda a cadeia. Tem em seu público, representantes de empresas de insumos, tecnologia, indústria de laticínios e logística.




