Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 20, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cidade do PA registra mais de 200 ataques de animais peçonhentos

Noticias Relacionadas

Em Marabá e outros cinco municípios da região sudeste do Pará, foram registrados 210 acidentes com animais peçonhentos no ano passado, índice 13% maior que o número de casos notificados em 2012, quando 196 acidentes foram registrados.

Dos acidentes considerados graves pelo Departamento Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a maior parte é provocada por cobras, como a jararaca, seguido por escorpiões. A zona rural do município é responsável pela notificação da maioria dos ataques.

Mas o perigo não está apenas no campo. Nas áreas urbanas, terrenos abandonados ou com restos de construções acabam servindo de abrigo para animais peçonhentos, que se abrigam das chuvas nestes locais.

“É normal nesse período chuvoso que haja um aumento do número de acidentes. Nós realmente temos que ter cuidado, e quando adentrar no mato, usar equipamentos adequados para não sermos picados”, esclarece Maurícia Macêdo, da Vigilância Epidemiológica de Marabá.

A especialista orienta que as pessoas que tenham sido vítimas de acidente com animais peçonhentos que procurem rapidamente o serviço de um posto de saúde

“O paciente será encaminhado para o hospital municipal, onde vai receber o tipo de soro adequado para determinado tipo de picada. Se isso não acontecer, a pessoa pode morrer ou perder membros por conta de necrose ou atrofias. É por isso que a gente orienta manter os quintais limpos para evitar a presença de animais peçonhentos próximo das residências”, completa Macêdo.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias