Ananás viveu um domingo “ecologicamente correto” a cidade amanheceu ao som de buzinas e muita animação, e pedaladas dos ciclistas que participaram do 8º Passeio Ecológico dos Veteranos de Ananás e Riachinho.
O evento que se repete a cada ano leva às ruas cidadãos de todas as idades envolvendo exercício físico, promoção ecológica da prática turística, além da disseminação de uma consciência ecológica entre os moradores da cidade e demais convidados.
Promovido por Ronaldão, Idemar Formiga, vereador Danil Freitas, Sousa Neto, Zé Lima, Gabriel do rodízio churrascaria, João da solum, Irisvan, Mauro da secunda, Revander, o Passeio Ciclístico Ecológico de Ananás se tornou parte integrante da prática turística e ecológica do município despertando na região o prazer da prática esportiva aliado ao lazer eco-turístico sobre duas rodas.
O trajeto que foi percorrido pelos povoados Garimpinho e Centro dos Bezerras não desanimou os participantes que fizeram 30 km entre asfalto e muito lama. Sem faixa etária o evento contou com 580 inscrito, mais segundo informações da comissão organizadora 1200 ciclistas participaram da trilha, este ano o passeio contou com a participação de 300 mulheres o maior número de todas as edições.
De acordo com um dos organizadores com o resultado deste ano e o número de participantes que foi mais do que o esperado, a comissão pretende ampliar o projeto tornando o evento tradicional no bico do papagaio, buscando parcerias com a iniciativa privada e pública, como o Banco do Brasil e Caixa econômica federal.
Participaram do evento os prefeitos de Ananás, Silvestre Nery (PSDB), Riachinho Fransérgio Alves Rocha (PT), representando a deputada Luana Ribeiro o vereador de Araguaina Neto Pajeú (PR) e o deputado César Halum.
O prefeito de Ananás, Silvestre Nery, salientou a importância do evento para o município e região, apesar de está há 03 meses no mandato disse ter contribuindo com a realização e que para o próximo ano a prefeitura estará à disposição para ajudar a promover o passeio. “ Nós doamos além do patrocínio, três bicicletas para o sorteio, vamos buscar parcerias com o governo do estado através da secretária de meio ambiente para fortalecer o evento ano que vem” disse o prefeito.
Já o prefeito de Riachinho Fransérgio Rocha, disse da importância da união dos dois municípios bem como da conscientização dos cidadãos quanto ao meio ambiente, “Este é um evento que unem os dois municípios bem como a integração entre os esportistas e a preservação do meio ambiente” acrescentou Fransérgio.
Este ano a comissão organizadora fez um minuto de silêncio em memória ao professor Leontino que faleceu no início do mês de janeiro vitíma de coração, o mesmo foi um dos pioneiros do evento.
O encerramento aconteceu no balneário ribeirão dos porcos onde foi servido almoço e realizados os sorteios de 04 bicicletas aos participantes. Animação ficou por conta de artista da terra que animou a comunidade ao som de muita música. (Letícia Cardoso/Fotos: Cezar Paparazzo e Zé Lima)





