Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Chuva causa transtornos e prejuízos em Araguaína

Noticias Relacionadas

Uma chuva forte que começou por volta do meio-dia de ontem, em Araguaína, Norte do Estado, a 368 km de Palmas, causou vários transtornos para a população. Algumas residências desabaram e casas, lojas e o Hospital Municipal (HMA) ficaram alagados. Houve engarrafamento na principal avenida da cidade, a Cônego João Lima. Alguns veículos foram arrastados pelas enxurradas, outros tiveram problemas com motor e ficaram enguiçados na rua.

Na Avenida Santos Dumont, o comerciante no ramo de produtos agrícolas Antônio Ferreira contou que teve que levantar os itens que estava no chão e mesmo assim houve prejuízos. “Ainda não avaliei, mas creio que perdi muita coisa. Muitas máquinas molharam e a loja ficou cheia de lama e entulhos trazidos pela enxurrada”, disse.

Na mesma rua, a água entrou na casa do comerciante Cabral. “A água chegou a atingir dois metros de altura. Perdi sofá, colchões e outros móveis. Estimo um prejuízo de R$ 3 mil. Desde 1999 que eu não via uma chuva dessas, faltam pontes adequadas nos córregos que cortam a cidade e esgotos para escoar a água”, desabafou.

A dona de casa Suzana Brandão mora no Setor Anhanguera há 20 anos e conta que nunca tinha visto algo parecido. “Minha casa ficou toda alagada, perdi móveis e mantimentos que estavam no armário. Molhou tudo”, descreveu.

Hospital

O HMA ficou completamente alagado. A diretora do hospital, Alba Muniz, contou que os 38 pacientes estavam almoçando quando começou a chover e a entrar água no local. “Tivemos que transferir os que conseguiam se locomover para o andar de cima e fazer um buraco no muro para escoar a água. Ainda bem que conseguimos resolver tudo o mais rápido possível e não tivemos danos maiores.” Segundo ela, os demais pacientes, que estão acamados, não foram afetados, pois a água não chegou a atingir as camas.

A diretora ainda disse que o hospital fica em uma parte baixa da cidade e, por isso, quando chove entra água, mas nunca em tamanha proporção.

A Prefeitura de Araguaína informou que uma equipe da Secretaria de Obras está fazendo limpeza nas áreas afetadas pela chuva. A prefeitura declarou ainda que as famílias desabrigadas podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, onde será acionada a Defesa Civil, para encaminhá-las para um abrigo. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias