Aproximar e estabelecer uma agenda contínua e permanente com os municípios da região. Esse é um dos objetivos do Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, inaugurado nesta quinta-feira (25), em Santarém. Segundo o governador Simão Jatene, que participou da cerimônia de instalação, a sede administrativa estadual apresenta um novo modelo de gestão pública.
O Centro contará com coordenações das Secretarias de Estado para estabelecer metas por meio de um vínculo direto entre governo – representado pelo secretário regional de Governo – e as administrações públicas municipais.
De acordo com o governador Simão Jatene, o Estado, ao implantar os Centros de Governo em Marabá, para atender as demandas do Sul e Sudeste, e em Santarém, pretende ajudar a desenvolver toda a potencialidade das regiões, a partir da ideia de gestão compartilhada.
“A ideia da gestão compartilhada é você ter o processo decisório das políticas e projetos, cada vez mais passando pelo crivo das sociedades locais. O Centro Regional de Governo tem poder de decisão e interferir nas políticas públicas do Estado”, observou o governador.
Ainda segundo Jatene, um dos passos importantes que o Centro Regional de Governo terá que fazer é a avaliação territorial estratégica. “Essa avaliação procura mostrar a região na sua integralidade. Não é uma coisa simples, porque muitas vezes você vai ter municípios da mesma região com interesses concorrentes. E aí é que entra o processo de gestão compartilhada. Será preciso ter a capacidade de compreender, de explicar, inclusive, porque que a decisão foi essa ou aquela”, complementou.
Durante a solenidade, o governador assinou decreto que nomeia o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec), Olavo das Neves, como o primeiro secretário regional do novo Centro de Governo. Após a nomeação, o secretário externou a satisfação de estar à frente de um projeto pioneiro que vai facilitar o processo de desenvolvimento na região.
“O Centro Regional vem atender aos anseios da população da região, colocando os municípios mais próximos do Governo, contribuindo e ajudando em todos os setores”, afirmou o secretário.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, avaliou que o novo equipamento da administração pública do Estado vai diminuir barreiras e distâncias e contribuir para a formatação de uma agenda permanente entre Governo do Estado e Prefeituras.
“O Centro Regional de Governo vai atender aos anseios dos prefeitos, principalmente por conta da relação mais próxima que teremos com o Estado. Isso evita que frequentemente tenhamos que nos deslocar até Belém, para conversar sobre projetos em andamento e outros novos”, atestou o prefeito.





