Dados comparativos dos anos de 2010 a 2012 e do 1º trimestre de 2013 apontam que as demandas de violências física, moral e psicológica, envolvendo alunos ou servidores, tiveram uma redução de 315%. Os dados foram registrados pela Ouvidoria da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC).
Em 2010, foram registrados 202 casos, enquanto em 2012, no universo de 206.301 alunos, foram 58 registros desta natureza, o que representa 0,028% do alunado da rede estadual. Em 2013, o numero é ainda menor. Até o primeiro trimestre deste ano foram apenas duas ocorrências.
Essa redução é resultado das ações do Governo do Estado, por meio da SEDUC, como a diminuição do número de estudantes em sala de aula, da valorização dos servidores, do aumento do tempo para planejamento, além dos investimentos em tecnologia e infraestrutura para as escolas. A SEDUC Itinerante também teve papel fundamental na mudança desse quadro. Implantada em 2011, a SEDUC Itinerante promoveu visitas de superintendentes, diretores e técnicos da pasta a todas as unidades de ensino da rede estadual a fim de ouvir a comunidade escolar e propor soluções para as dificuldades encontradas.
De acordo com a ouvidora da SEDUC, Cristiane Mireile Bazzo De Pina, a proximidade da Secretaria com as unidades de ensino favoreceu a redução dos números de violência envolvendo demandas dessa natureza “acredito que a continuidade de ações semelhantes em 2013, como as já traçadas e com a nova estrutura da Secretaria e das Diretorias Regionais fomentará ainda mais o cuidado com os alunos e servidores das unidades de ensino”, enfatiza.




