A Norte Energia, empresa responsável pela obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte em Vitória do Xingu, sudeste do Pará, informou nesta sexta-feira (12) que a administração da Casa do Índio de Altamira foi oficialmente repassada para a Funai. O prédio, que faz parte das compensações obrigatórias para as comunidades afetadas pela construção da usina, é alvo de reclamações de tribos da região: na última quarta-feira (10), índios de seis etnias da região do Xingu ocuparam o prédio da Funai reclamando da demora na entrega da obra.
Em nota, a Norte informa que o termo de entrega do prédio construído pela empresa foi assinado na última quinta-feira (11) em Brasília e, neste documento, a Funai consideraria .
“quitada, para todos os fins, a obrigação da NESA” (Norte Energia) que fazia parte do Termo de Compromisso firmado em setembro de 2010 referente ao processo de licenciamento da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Ainda de acordo com a Norte, a Casa do Índio estava à disposição da Funai desde o dia 22 de julho de 2014, quando houve a vistoria final do prédio. O lugar tem área superio a 2 mil metros quadrados e possui 33 quartos. (G1 PA).




