Durante esta semana, de 23 a 27 de janeiro, a Carreta da Saúde realiza atendimentos na Feira Coberta do Jardim Aureny I, em Palmas. No veículo, a população encontra uma equipe de profissionais de saúde que está realizando consultas para o diagnóstico de casos da hanseníase, hipertensão e diabetes, com verificação do índice de glicemia e aferição da pressão arterial.
Dona Domingas Nunes da Silva, doméstica, moradora do Aureny III, foi uma das primeiras pessoas a ser atendida. Preocupada com machas brancas no braço, veio procurar o médico para saber se seria hanseníase, o que não ocorreu. Ela foi medicada e encaminhada a uma Unidade de Saúde onde realizará o tratamento de infecção na pele.
A Carreta da Saúde é um projeto de cidadania corporativa do Grupo Farmacêutico Novartis, coordenado pelo Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, em parceira com as secretarias de Estado da Saúde e do Município. Tem como objetivo principal colaborar para a eliminação da hanseníase no Brasil, por meio da educação, do diagnóstico e tratamento da doença. O caminhão percorre todo o Brasil, principalmente as áreas endêmicas, atendendo às populações menos favorecidas.
“A intenção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, é ampliar estas parcerias para realizar busca ativa de pacientes com hanseníase. Quanto mais pessoas forem diagnosticadas, maior é a porcentagem de cura e, de quebra, da cadeia de transmissão da doença”, disse a gerente do Núcleo da Hanseníase da Sesau, Adriana Regina Farias.
Adriana ressaltou que este ano a Sesau está buscando fortalecer a educação em saúde em todo o Estado, por isso está programado capacitações para professores da rede estadual de educação e de profissionais de saúde, para diagnóstico e tratamento da doença. “É necessário que as pessoas fiquem sabendo que a hanseníase existe e é uma doença que tem cura. Quanto mais falarem sobre ela, mais pessoas poderão buscar atendimento na rede pública”.
A abertura dos atendimentos aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23, com a presença do coordenador Nacional do Mohran, Artur Custódio, da atriz e comediante Karla Karenina, da gerente do Núcleo da Hanseníase da Sesau, Adriana Regina Farias, e de agentes de saúde e profissionais da secretaria municipal de Saúde de Palmas.
Após encerrar os atendimentos em Palmas, a carreta seguirá para a cidade Fátima e depois Oliveira de Fátima. Este trabalho continua até o final de junho, com visitação a vários municípios do Estado.
Carreta da Saúde
É um veículo de 20 metros de comprimento, equipado com seis consultórios e um laboratório para realização de exames. Seus ambientes são climatizados com ar-condicionado, possuindo banheiro, palco com sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico para acesso de pessoas com deficiência e idosos. Além disso, possui gerador próprio de energia e tem capacidade para atender 15 mil pessoas por ano.
Doença
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos (lesões de pele e comprometimento dos troncos nervosos, principalmente os olhos, mãos e pés).
O diagnóstico precoce e tratamento regular evitam a instalação de incapacidades físicas e a propagação da doença. O contágio dá-se através das vias respiratórias, de uma pessoa doente portadora do Bacilo de Hansen não tratada.
No Tocantins foram registrados, em 2010, 1.073 casos novos da doença, sendo reduzidos no ano passado para 970 casos novos em todo o Estado.




