O prefeito e candidato a reeleição pela Coligação Pra Frente Carrasco Bonito, Carlindo Rodrigues Ayres (PRTB) e seu vice Francisco Pereira de Castro, foram multados pela Justiça Eleitoral por prática de conduta vedada. Os dois foram denunciados pela Coligação Carrasco Voltando a Crescer.
Segundo a acusação, o prefeito Carlindo Ayres teria cometido ilícitos eleitorais, estes consubstanciados pela suposta prática de abuso de poder político, se utilizando de bens públicos municipais em proveito próprio e de sua campanha.
A denúncia se trata do uso de ônibus escolar para que eleitores realizassem uma viagem, com o objetivo de participar de uma festa dançante no Povoado Vila Seca, localizado no município de Marabá-PA. Na mesma viagem o prefeito teria usado uma caminhonete Hilux, locada em favor do município para acompanhar o passeio.
Carlindo se defendeu afirmando que nunca teve a intenção de angariar votos ou obter qualquer vantagem eleitoral com a cessão do ônibus, alega também que é prática comum a cessão de ônibus escolar para que os moradores do município possam participar de eventos esportivos. O prefeito disse também que a viagem ocorreu durante o período de férias escolares e que a delegação representando o município de Carrasco Bonito foi recebida com fogos ao chegar ao povoado, juntamente com outras caravanas de outros municípios. Sobre a utilização da Hilux o prefeito alega que compareceu ao evento representando o município de Carrasco Bonito, tendo se utilizado do transporte da Prefeitura do Município, não havendo desvio de finalidade na utilização do mesmo para o evento em questão.
As alegações não foram suficientes para livrar o prefeito e o vice das penalidades. O juiz, Jefferson David Asevedo Ramos, da 21ª Zona Eleitoral condenou a dupla à sanção de multa, no valor de 50.000,00 (cinquenta mil) UFIR para Carlindo Rodrigues Ayres, observando que é ele o chefe do Executivo e foi o gestor da conduta vedada, e no valor de 20.000,000 (vinte mil) UFIR para Francisco Pereira de Castro, por ser ele candidato beneficiado pela conduta.




