Doze delegados regionais do Tocantins foram exoneragos dos cargos de chefia. Um dos afetados foi o delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura. Ele comandou casos de grande repercussão e atualmente estava à frente das investigações sobre um galpão encontrado com quase 200 toneladas de lixo hospitalar irregular. O local foi ligado pela Polícia Civil ao ex-juiz eleitoral João Olinto, que é pai do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB). O parlamentar é líder do governo na Assembleia Legislativa do Tocantins. A decisão foi publicada no Diário Oficial na noite desta sexta-feira (16) e o delegado acredita estar sofrendo retaliação por parte do governo.
Segundo o delegado, a transferência tem motivações políticas. Em uma rede social, ele explicou o motivo da saída. “Minha exoneração será publicada hoje no DOE [Diário Oficial do Estado]. Acabo de ser informado. Retaliação em virtude de minha atuação.”
Em outra rede social, o delgado comentou: “Hoje recebo a notícia de meus superiores que serei exonerado do cargo de Delegado-Regional de Araguaína, com muita hombridade e sentimento de dever cumprido, pois, se incomodamos esses malfeitores o trabalho foi realizado da melhor forma possível.”
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol) se posicionou sobre a exoneração de Boaventura e emitiu uma nota de repúdio. No texto, o sindicato cita as investigações do delegado e diz que o afastamento se trata de uma perseguição política. Diz ainda que “não admitirá tentativas de impedir o regular cumprimento do dever legal de seus filiados” e que “as investigações serão sempre pautadas pelo combate aos crimes, não importando quem sejam seus autores”.
Além de Boaventura, outros onze delegados regionais foram exonerados dos cargos. São eles:
Abelice Abadia da Cunha Oliveira – delegacia regional de Alvorada
Adriano Carrasco dos Santos – delegacia regional de Guaraí
Afonso José Azevedo de Lyra Filho – delegacia regional de Dianópolis
Clecyws Antônio de Castro Alves – delegacia regional Miracema
Eduardo Morais Artiaga – delegacia regional de Araguatins
José Antônio da Silva – delegacia regional de Arraias
Lucélia Maria Marques Bento – delegacia regional de Gurupi
Olodes Maria de Oliveira Freitas – delegacia regional de Colinas do Tocantins
Tiago Daniel de Morais – delegacia regional de Tocantinópolis
Raimunda Bezerra de Souza – delegacia regional de Porto Nacional
Wagner Rayelly Pereira Siqueira – delegacia regional de Paraíso do Tocantins
Outras 149 pessoas foram dispensadas de cargos de chefia exercidos na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins. (Com informações do G1)




