A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 70 metros cúbicos de carvão vegetal e 28 metros cúbicos de madeira serrada que estavam sendo transportados ilegalmente em dois caminhões, na BR-222 e na BR-010, respectivamente. Os caminhões e as cargas foram apreendidas ficando à disposição dos órgãos ambientais.
O primeiro flagrante de crime ambiental ocorreu no quilômetro 102 da rodovia BR-222, próximo a Rondon do Pará, quando os agentes abordaram o caminhão. Durante a fiscalização, os policiais constataram que no veículo estava sendo transportada a carga de carvão vegetal sem documentação ambiental e fiscal.
O condutor do caminhão, de 37 anos, informou que o carvão foi embarcado próximo a um assentamento denominado “Tracoá”.
O segundo flagrante ocorreu no quilômetro 19 da BR-010, próximo a Dom Eliseu. Outro caminhão foi flagrado, desta vez com carregamento de madeira serrada. O condutor do veículo, de 31 anos, apresentou a documentação fiscal e ambiental para efetuar o transporte da madeira.
Os agentes suspeitaram que o caminhão estaria com excesso de peso, ao observarem a altura anormal e posição das molas do caminhão. O veículo foi encaminhado à balança do Dnit, onde foi constatado 12.970 kg de carga de excesso. O caminhão estava com aproximadamente 13m³ de madeira serrada não declarada. (G1)




