Um caminhão que transportava frangos vivos provenientes do Tocantins foi retido pela Secretaria da Fazenda do Pará (SEFA). O veículo foi flagrado em um desvio próximo ao posto fiscal na rodovia Transamazônica, em Marabá, pelos auditores da unidade de controle de mercadorias em trânsito de Carajás. As informações foram divulgadas pela Sefa neste sábado, 13.
A Secretaria da Fazenda acionou uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) para fazer a verificação sanitária, por se tratar de carga viva. A carga foi condenada e seguiu para incineração por não ter condições necessárias ao consumo. A Sefa multou o transportador no valor de R$ 1.541,42 por tentativa de embargo à fiscalização.
De acordo com a SEFA, a proibição de entrada de aves atende recomendação do Ministério Público Estadual feita à ADEPARÁ sobre ingresso de carga viva no Estado, provenientes de unidades da federação que não atendam aos padrões de fiscalização mencionadas na Recomendação n.º 005/14 – MP.




