No segundo dia de trabalho da Caravana Pro Paz Cidadania em Marabá, nesta quarta-feira (31), centenas de moradores do município compareceram à Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino, na Velha Marabá, onde os serviços serão oferecidos até esta quinta-feira (1º), das 8 às 17 h. Desde cedo se formou uma grande fila em frente ao colégio, onde, ao longo do dia, foram realizados 2.282 procedimentos, entre os quais 680 emissões de Carteiras de Identidade; 612 fotografias; 408 CPFs; 290 Carteiras de Trabalho; 177 Certidões de Nascimento e 115 atendimentos jurídicos.
Um dos serviços mais procurados pelos usuários foi a fotografia 3×4, que na Caravana fica a cargo da Defensoria Pública do Estado. De acordo com o técnico do órgão e responsável pelo trabalho, Luís Alexandre Pimentel, a grande demanda se deve, principalmente, à necessidade das fotos para emissão das carteiras de Identidade e de Trabalho.
Além disso, muitas pessoas que já levam as fotografias precisam refazer o material durante o atendimento, pois grande parte delas é inadequada para a documentação. “Principalmente no caso da Carteira de Trabalho, isso é bastante comum, pois na confecção desse documento é preciso aplicar um carimbo a tinta e, muitas vezes, a foto trazida não absorve a tinta do carimbo, o que a torna inviável”, explicou Luís Alexandre Pimentel.
Para ele, o trabalho no mutirão é importante não apenas porque ajuda a levar cidadania para a população, mas também porque atinge a autoestima. “Percebemos isso principalmente aqui, durante as fotos. Todo mundo quer aparecer bem. Por isso, realizamos o trabalho com o máximo de carinho e paciência. Sabemos o quanto o documento é importante para cada um”, destacou, acrescentando que durante a Caravana, em cada dia de atendimento, foi realizada uma média de 500 fotografias.
Voluntários
O professor Raimundo Barros, 54 anos, é presidente do Lions Clube de Marabá – entidade filantrópica presente em diversos países do mundo. Ele e outros membros do grupo participaram como voluntários da Caravana Pro Paz Cidadania, auxiliando o trabalho dos órgãos do governo do Estado envolvidos no projeto (Secretaria de Estado de Administração (Sead); Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); Polícia Civil e Defensoria Pública).
“O Lions Clube tem como finalidade servir à comunidade, e uma ação como essa, que beneficia principalmente a população carente, se encaixa perfeitamente no nosso contexto. Governo do Estado e Município estão de parabéns, porque esse tipo de trabalho é muito esperado pelo povo, que ainda carece de iniciativas que visam garantir a cidadania, de modo rápido e fácil”, ressaltou.
A aposentada Sebastiana Barbosa, 66 anos, foi até a Caravana com dois dos cinco netos – os estudantes Israel Barbosa, 16 anos, e Ronielson Barbosa, 15 anos -, em busca de documentos – RG, CPF e Carteira de Trabalho. “Quero que os meus netos sejam homens de bem, e o primeiro passo para isso é ter os documentos, e depois conseguir um emprego. Muita gente, como eu, não tem condições de oferecer isso aos seus filhos. Esse mutirão é muito bem vindo”, frisou Sebastiana.
A Caravana também foi fundamental na vida da família do comerciante João Lima, 34 anos. Casado com Fernanda Silva, 28 anos, desde 2004, só agora ele conseguiu realizar o desejo da mulher, de ter nos documentos o sobrenome do marido. “A minha esposa sofreu um acidente de moto há nove meses, e como estamos revendo os documentos para poder resolver questões de benefício, aproveitamos para realizar essa vontade dela”, acrescentou.




