Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Caravana Pro Paz deixa Conceição do Araguaia e segue para Redenção

Noticias Relacionadas

A Caravana Pro Paz Cidadania – que está trabalhando na emissão de documentos e atendimento jurídico gratuitos à população do sul do Pará – deixou, nesta terça-feira, 25, o município de Conceição do Araguaia, onde esteve por dois dias seguidos. Apenas no último dia de atendimento, quando a população compareceu em massa ao Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC), espaço onde aconteceu a ação, foram realizados mais de 1,5 mil atendimentos, entre os quais 536 emissões de carteiras de identidade, 117 carteiras de trabalho, 273 CPFs, 106 certidões de nascimento, 436 fotografias e 52 procedimentos jurídicos.

Segundo o técnico do Pro Paz, Anderson de Deus, o trabalho em Conceição do Araguaia superou as expectativas da organização e correu na mais absoluta tranquilidade, apesar da grande procura registrada nesta terça-feira, 25. “Mesmo que a gente acabe estendendo um pouco mais o horário de trabalho, ninguém sai sem o atendimento procurado”, destacou.

Já o técnico da Defensoria Pública, Fábio Machado, explicou que um dos serviços mais procurados na Caravana é a emissão de fotografias, pois, na maioria das vezes as pessoas que vão em busca de um documento acabam não levando a fotografia necessária, ou então apresentam uma que não está adequada às exigências. “No caso da carteira de trabalho, por exemplo, a fotografia precisa levar um carimbo e não é qualquer papel fotográfico que absorve esse carimbo, daí a importância de se produzir a foto em um material específico”, detalhou ele, que é responsável pela captura das imagens no mutirão.

Desde o último dia 17, quando teve início, a Caravana tem beneficiado pessoas como a trabalhadora rural Antônia Lima, de 65 anos. Moradora de Conceição do Araguaia, ela estava há quase dois anos sem nenhum documento pessoal. Todos foram perdidos em um assalto sofrido na saída de um banco.

De lá para cá, ela vinha sofrendo com as dificuldades inerentes a alguém que não tem sua cidadania reconhecida e com a impossibilidade de resolver o problema, pois nem o cartório que havia lavrado a sua certidão de nascimento, no Estado do Tocantins, conseguia localizar o seu registro. “Eu já havia procurado lá nesse cartório, mas eles não localizaram o meu registro. Aí, eu fiquei sem ter o que fazer, pois, sem a certidão de nascimento não é possível conseguir nenhum outro documento. E viver assim é muito ruim, a gente nem se sente brasileiro”, comentou.

Mas nesta terça-feira, 25, Antônia chegou cedo ao CAEC e foi uma das primeiras a serem atendidas. Saiu de lá feliz e com a documentação completa. “Agora sim, estou pronta para continuar na luta e buscar a minha aposentadoria”, comemorou.

A mesma sensação teve a dona de casa Leidiane Araújo, de 26 anos. Mãe de quatro filhos e com poucas condições financeiras, ela perdeu a carteira de identidade há cerca de cinco meses e, desde então, estava com dificuldades para reaver o documento, pois, em Conceição do Araguaia, o material necessário para a confecção da carteira está em falta. Para consegui-lo, quem precisa tem que se deslocar para cidades vizinhas, como Redenção. “Como eu tive bebê há pouco tempo não podia viajar e, além disso, tem os custos desse deslocamento, com os quais eu não tenho condições de arcar. Com essa ação aqui na cidade mesmo, facilitou muito a nossa vida”, comentou.

Nesta quinta, 27, sexta, 28, e sábado, 29, a Caravana Pro Paz Cidadania, que conta com cerca de 50 servidores das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil e Defensoria Pública, chega ao município de Redenção, onde o atendimento acontecerá das 8 às 17h, na Escola Municipal Carlos Ribeiro.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias