Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 17, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Caravana da Juventude percorre as cidades de Aparecida do Rio Negro e Novo Acordo

ORIENTAÇÃO

Noticias Relacionadas

Ribeirinha fala de superação e das escolhas que se faz na vida na mobilização da Caravana da Juventude.

A Caravana da Juventude esteve nesta quinta-feira, 25, nas cidades de Aparecida do Rio Negro e em Novo Acordo, realizando palestras para jovens e mobilizando a cidade sobre a importância de todos os setores estarem envolvidos em ações de prevenção às drogas.

“Estamos indo a esses municípios levando e fortalecendo as políticas públicas de juventude e conversar com as autoridades municipais, com educadores, gestores escolares para conhecer as reais necessidades de cada município”, explicou o superintendente de Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ricardo Ribeirinha.

Fizeram parte da Caravana da Juventude, representando a Seduc, Ricardo Ribeirinha e Douglas Sanches, gerente de Inclusão e Reinserção Social, e da Secretaria da Cidadania e Justiça. Também estiveram presentes, José Américo Júnior, gerente de Prevenção sobre Drogas; Daiane Faria, enfermeira, e Amilton Gonçalves, psicólogo.

Aparecida do Rio Negro

Em Aparecida do Rio Negro, a mobilização foi realizada na Escola Estadual Meira Matos e contou também com a participação de alunos da Escola Municipal Luza Machado de Miranda. Lá, Ricardo Ribeirinha emocionou a plateia formada por adolescentes, sobre a sua história de vida e superação.

Ele chamou os pré-jovens e jovens a terem responsabilidades e consciência sobre suas escolhas. “Não existe sucesso que não venha em nossas mãos pelo nosso esforço. Vejo que alguns alunos escolhem estudar para se prepararem para o futuro, enquanto outros optam por passarem o tempo brincando. São as nossas escolhas que decidem o que seremos. O segredo do sucesso está na força de vontade de mudar as nossas vidas”, aconselhou Ribeirinha.

Ribeirinha fala de superação e das escolhas que se faz na vida na mobilização da Caravana da Juventude

Júnior Américo apresentou dados e informações relativas ao sistema socioeducativo e explicou que os jovens privados da liberdade, em sua maioria, estão lá, por causa do uso de drogas. “Estamos aqui para mostrar a professores e alunos que há esperança e que todos devem ajudar nessas ações preventivas”.

A estudante Kawane da Silva Luz, 16 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, disse que gostou da palestra. “Eles trouxeram conhecimentos. Acredito que muitas pessoas vão sair daqui com novas concepções para a vida, com mais objetivos e com um novo olhar para sua própria história”, frisou.

Caravana da Juventude leva conscientização sobre drogas para estudantes de Aparecida do Rio Negro.

A diretora Glaucia Gomes dos Santos explicou que ações como essa fortalecem as atividades da escola. “Já tínhamos convidado a equipe do Conselho Estadual sobre Drogas e essa conversa ajuda os alunos a refletirem sobre a vida e as escolhas”, esclareceu.

Em Novo Acordo

Na cidade de Novo Acordo, a palestra foi realizada na quadra do Colégio Estadual Dom Pedro I e contou com a participação de representantes do Governo Municipal. O diretor do Colégio, Eudivane Pereira Xavier, explicou que essa parceria com a escola é importante para alertar os estudantes sobre as consequências do uso das drogas e são ações que acrescentam ao trabalho realizado na sala de aula. “Essas palestras ajudam os alunos a refletirem sobre suas escolhas”, disse.

O psicólogo Amilton Gonçalves falou um pouco dos sentimentos que as pessoas guardam como mágoas, medos, angústias, que interferem no desenvolvimento de um ser humano mais completo. “Precisamos aprender a nos libertar desses sentimentos, que deixam os jovens mais vulneráveis ao uso das drogas”, esclareceu.

A enfermeira Daiane Faria falou das necessidades das pessoas desenvolverem um amor próprio e explicou sobre algumas ações realizadas pela Secretaria da Cidadania e Justiça.

As estudantes Andreia Lima de Sousa, 15 anos e Thawanna Putêncio Alves, 13 anos, falaram que gostaram da palestra pelos esclarecimentos. “Temos que ter consciência sobre os rumos que queremos para a nossa vida”, enfatizou Thawanna.

Lorrana Brito dos Santos, 15 anos, contou que sempre está conversando com os colegas sobre não usar drogas. “Faço parte das atividades da igreja e, isso, nos ajuda muito na formação de nossa personalidade. Na escola, aproveito para aconselhar os colegas para buscarem o caminho do bem”.

Jiu-jitsu

Apresentação de jiu-jitsu no Colégio Dom Pedro I.

O esporte entra na escola como atividade para fortalecer a aprendizagem dos alunos e para tirá-los do mundo das drogas. Durante a mobilização da Caravana da Juventude, em Novo Acordo, o professor Arilan da Silva Santos, de Jiu-jitsu e de defesa pessoal, e seu aluno Israel Monteiro da Silva explicaram sobre a filosofia presente na prática do esporte e fizeram uma pequena apresentação.

Caravana da Juventude

A Caravana da Juventude é uma ação do Governo do Estado, teve seu lançamento na cidade de Rio da Conceição e irá percorrer os 139 municípios do Tocantins. A equipe da caravana vai realizar um diagnóstico sobre a situação dos municípios e fazer um roteiro de ações, levando as políticas públicas para atender toda a população.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias