Um dos pontos de destaque da CIR – Comissão Intergestores Regional, Sul Angical e Centro Sul abordado na reunião ocorrida em Figueirópolis, na sexta-feira, 26 de outubro, foi a apresentação, discussão e pactuação da implantação do CAPS AD III Regional no Município de Gurupi.
O CAPS AD III Regional é um centro de atenção especifico de álcool e drogas, com atendimento 24 horas por dia, que possui acolhimento noturno, favorecendo um atendimento com qualidade e atenção integral à população acometida pelo uso de drogas, que se encontra em vulnerabilidade.
Para o secretário municipal de Saúde de Gurupi, José Henrique, a implantação do CAPS AD III, na cidade, que é referência em saúde para o Sul do Estado, vai ser um grande ganho para a população, que passa a contar com o serviço de referência para atender os pacientes dependentes de álcool e outras drogas. “Maior problema de saúde pública dos últimos tempos. Esses usuários serão atendidos por uma equipe multiprofissional, especializada e capacitada para atender esse público alvo”.
Outro ponto bastante discutido foi o nome da CIR, após junção das CIRs Sul Angical e Centro Sul, que por unanimidade ficou aprovada o nome CIR – Ilha do Bananal. Essa nova junção faz parte das mudanças que atende o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei 8.080/90.
O secretário municipal de Saúde, de Peixe, Augusto Cézar Pereira Santos, destacou que a junção das CIRs foi muito importante para ampliação das discussões dos problemas de saúde, que os municípios têm em comum. “Com isso, vamos discutir de forma regionalizada as nossas dificuldades. Para nós secretários da ex-Sul Angical, é de grande valia porque conseguimos discutir com outros secretários sobre implantação de políticas de saúde que estão dando certo em cada município”, disse.
Dentro dos pontos de pauta para apresentação, atualização das políticas públicas e esclarecimentos foi abordada a atualização da Política da Rede Cegonha com os Municípios, onde foi lido o Comunicado de Recursos da Rede Cegonha; Atualização dos instrumentos que regulam a Política da Rede de Atenção às Urgências; Atualização da Política das Redes de Atenção a Saúde; Atualização sobre os Sistemas de Informação da Atenção à Saúde (Apresentação e discussão dos Critérios para Alimentação dos Bancos de Dados Nacionais dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde), Informes do Cosems, CIES, CIB, dentre outros assuntos.
O secretário municipal de saúde de Figueirópolis, Manoel Filho, destacou a primeira reunião pós-unificação das regiões Centro Sul e Sul Angical, como fortalecimento das discussões de saúde, tendo como abrangência toda região Sul do Estado. Outro ponto de suma importância para o secretário foram as discussões em torno da necessidade da alimentação de todos os sistemas de informação relacionado à saúde. “Haja vista, que os mesmos são determinantes na formação da série histórica dos municípios e conseqüentemente para o recebimento de repasses dos recursos do Ministério da Saúde”, lembra.
CIR Ilha do Bananal
A CIR Ilha do Bananal é composta pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã, totalizando uma população de 171.546 habitantes.
A próxima reunião da CIR acontece no dia 6 de dezembro de 2012, na cidade de Santa Rita do Tocantins.




