Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 13, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Câncer de colo uterino predomina entre as maranhenses

Noticias Relacionadas

Dentre os vários tipos de cânceres, já detectados, o de colo uterino é o que mais atinge as mulheres no estado do Maranhão. Atualmente, são 26 casos a cada grupo de 100 mil identificados. E para que esse número não cresça é necessário que a maranhense mantenha hábitos de higiene, faça exames com regularidade, além de usar preservativos durante as relações sexuais.

Para a oncologista Raquel Cosseti, a necessidade de usar preservativo durante o ato sexual tem que ser uma medida, que não pode apenas partir do parceiro, já que o perigo da transmissão do vírus HPV têm consequências muito maiores no organismo feminino. “O uso de preservativos também é importante porque a grande maioria dos cânceres de colo uterino se devem ao vírus do HPV, que é um vírus transmitido através da relação sexual”.

Mas, se por um lado o câncer de colo de útero tem afetado a saúde das maranhenses, por outro, os homens do estado do Maranhão devem ter cuidado redobrado com a sua próstata, já a incidência dele é a mais comum.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 100 mil homens que residem no estado, 27 já sofrem com o tumor. Para a prevenção, o homem deve evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, ir anualmente ao urologista, fazer atividade física e ter uma alimentação saudável para a manutenção do peso.

Segundo o nutricionista Alexandro Ferreira, alguns alimentos devem ser evitados, como é caso da carne vermelha, que em excesso pode levar ao desenvolvimento de tumores no estômago e no esôfago, assim como o consumo de alimentos industrializados. “Os tumores que a gente consegue evitar que são de trato digestivo, mama, entre vários, podem ser evitados com o consumo de uma alimentação mais saudável rico em frutas, verduras, redução de gordura saturada, que é aquela gordura animal e um melhor aproveitamento de antioxidantes também”.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias