Alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém, integrantes da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva (Ligami), realizam o I Simpósio de Terapia Intensiva do Oeste do Pará. O evento começou nesta quarta-feira (3) e prossegue até sábado (06), das 19 às 22 h, no auditório da Uepa no município.
Um dos objetivos do Simpósio é promover um debate multidisciplinar na área de medicina intensiva. Também serão abordados diversos temas relacionados à terapia intensiva, com a proposta de atualizar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais de saúde.
Entre as temáticas abordadas pela Liga de Medicina estão a ética médica em terapia intensiva; o diagnóstico de morte encefálica; o papel da enfermagem na UTI: cuidados essenciais; a síndrome do desconforto respiratório agudo; as principais síndromes infecciosas em terapia intensiva, e insuficiência renal em UTI.
“O Simpósio irá demonstrar a importância da terapia intensiva em nossa região, através de palestras com profissionais qualificados, incluindo todas as áreas do conhecimento – Medicina, Enfermagem e Fisioterapia –, no intuito de aprimorar e atualizar toda a comunidade acadêmica”, informou Pablo Ferreira, membro da Liga de Medicina Intensiva.
O Campus da Uepa em Santarém fica na Avenida Plácido de Castro, 1.399, bairro Aparecida. (Irna Cavalcante)




