Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Câmara técnica reúne com o presidente da Famem

Noticias Relacionadas

Representantes da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foram recebidas, na segunda-feira (26), pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) Antônio da Cruz Filgueira Júnior, o Júnior Marreca, para tratar sobre o momento de repactuação e redefinição de municípios-polo.

A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, avaliou o encontro como positivo e acredita que trará importantes desdobramentos na institucionalização da política de gênero no Estado. Ela apresentou o Pacto Nacional e seus desdobramentos no Maranhão no período de 2008 a 2011 e falou da importância de repactuação entre os Governos Federal, estadual e municipal, para o período 2012-2015, com vistas à ampliação da rede de serviços e no efetivo combate à violência contra as mulheres.

Sensível às questões apresentadas, Júnior Marreca, que também é prefeito do município de Itapecuru-Mirim, garantiu que irá criar dentro da própria Famem uma Coordenadoria da Mulher, nos moldes de outras coordenadorias existentes, para acompanhar e incentivar a criação de organismos municipais de políticas para mulheres e conselhos municipais de defesa dos direitos da mulher.

“O presidente Júnior Marreca demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com a temática de gênero, ao propor a criação da Coordenadoria da Mulher na Famem. A Coordenadoria terá participação decisiva no processo de disseminação das políticas promotoras da defesa dos direitos das mulheres em nosso estado”, avaliou Catharina. “O município de Itapecuru-Mirim tem uma Secretaria Municipal da Mulher muito atuante e está entre os quatro municípios maranhenses que possuem um Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, construído com assessoria técnica da Secretaria de Estado da Mulher, sendo candidato natural à condição de município-polo”, ressaltou Catharina.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias