Alunos do Colégio Estadual Buriti, em Buriti do Tocantins, coordenados pelo professor, Dhiogo Rezende que leciona história e geografia, organizaram o Projeto “Carta para 2022. Prática de Conscientização Ambiental”, fruto de inspirações de projetos e práticas pedagógicas já existentes, algumas até vistas em filmes.
Segundo o professor Dhiogo, o importante é a aplicação, a pedagogia e a temática trabalhada que cada vez mais vem se tornando imensamente necessária, pois implica na vida, na possibilidade das futuras gerações de ainda desfrutarem do nosso planeta ou simplesmente sobreviverem. A metodologia se construiu a partir da exibição de um vídeo encontrado na internet, a narração de uma carta do ano de 2070 feita por um raro cinquentenário que sofre demasiadamente com a poluição e a falta de recursos naturais e que assisti seus filhos serem privados de uma qualidade de vida que na sua juventude ainda era possível. Após a exibição grupos foram formados para apresentação de comentários e reflexão sobre a temática da carta, e em seguida os grupos iniciaram a redação de uma carta dirigida aos estudantes do colégio, mas os que estarão estudando no ano de 2022, dez anos depois estudantes abrirão as cartas com textos de estudantes que agora em 2012 já se atentam e sentem a falta de seriedade e de cultura de proteção ambiental. Será mais oportunidade daqui a dez anos onde talvez, a escola poderá provocar reflexões de respeito da vida, do nosso planeta que neste tempo poderá estar no tenebroso rumo da carta de 2070.
As cartas foram elaboradas pelos grupos e ficaram lacradas em uma caixa fechada até 2022, painéis e espaços no espaço escolar firmaram a ação, para que a mesma permaneça viva no passar dos anos. As cartas serão lidas pelos estudantes do futuro apenas no dia definido dez anos depois.




