Com o início de atividades previsto para o mês de abril, o Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), já está recebendo inscrições para a primeira etapa de 2015. Ao todo, serão atendidos estudantes de onze municípios biquenses considerados prioritários pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que possuem um índice de mais de 20% de analfabetos em sua população.
Os municípios contemplados são: Riachinho, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.
O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo superar o analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Os interessados deverão procurar as escolas estaduais localizadas nos municípios citados abaixo.
Segundo a gestora estadual do programa, Elizete Viana Paixão, todos os alfabetizadores e coordenadores do projeto são veteranos e passaram por processo seletivo em 2014. “São os próprios alfabetizadores que formam suas turmas, o processo de alfabetização tem a duração de oito meses e tem carga horária semanal de 10 horas”, concluiu.
Todas as aulas do programa acontecem em espaços públicos, como escolas estaduais e ou municipais. A SEDUC é a instituição responsável pela formação dos técnicos de apoio do programa, distribuídos entre as diretorias regionais de ensino. O trabalho será realizado por meio de vídeo conferência e apoio de livros para orientação dos alfabetizadores e coordenadores.




