Motoristas que passam pela BR-158, no sul do estado, encontram a rodovia em situação de difícil trafegabilidade: a estrada encontra-se com muitos buracos e pontes quebradas. Também não há acostamento e falta sinalização.
A BR-158 corta todo o Brasil e no Pará, liga os municípios de Redenção e Santana do Araguaia. É uma rodovia importante para o escoamento de produtos agrícolas e agropecuários.
Eustáquio Jacinto, fazendeiro, que transporta gados reclama da situação da rodovia e relata prejuízos. “Estou cansado de pagar vaca morta no frigorífico porque não tem como evitar morte de vaca, desviando de buraco e cabeça de ponte”, diz.
Em uma das pontes, com um enorme buraco ao meio, os carros passam com cuidado. Há congestionamento. Os próprios motoristas tentam consertar a ponte, mas é difícil cobrir aberturas de mais de cinco metros de comprimento.
Quem acompanha os motoristas acaba tendo que sair do veículo para orientá-lo a passar pela ponte. Outros passageiros preferem não arriscar e fazem a travessia andando. Em outra ponte, não há muro de proteção.
“É motoqueiro entrando embaixo de ponte, de carro, porque tem que ir fazendo ziguezague, costurando o asfalto. Está muito difiícil para trabalhar, complicada e perigosa demais essa BR aqui no sul do Pará”, diz um motorista.
Na pista, é comum veículos invadirem a contra-mão para o desvio de buracos. “Um percurso de 200 quilômetros que poderia ser feito em pouco mais de duas horas, a gente gasta seis horas, devagarinho, que [a carg] é pesada demais”, diz Antônio Ribeiro, motorista.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já existe um projeto de recuperação da BR-158, o que inclui a revitalização das pontes. A obra deve começar até junho deste ano. (G1)




