
Concursado no Governo do Estado desde 2005, o servidor público e atual presidente da ASPAFARMA (Associação Palmense de Farmacêuticos), Delbes Barbosa, completa neste mês de agosto 14 anos de trabalho prestado pela saúde do Tocantins. Oportunidade em que faz uma retrospectiva sobre o período em que ficou à frente da coordenação e gerência das farmácias do Hospital Geral de Palmas (HGP). “Em 2007, quando fui gerente das farmácias do HGP, sendo a farmácia central e cinco farmácias satélites, implantamos o sistema de qualidade total 5S em todas as farmácias e posteriormente expandimos para todos os setores do hospital”, relembra.
Segundo Delbes, a proposta era tornar o HGP referência da região norte. “Na época, o diretor do hospital, dr Sena, se engajou no projeto de tornar o HGP o melhor hospital público da região norte do país, com isso desencadeamos várias ações, além de implantar o sistema de qualidade 5S nas farmácias, ministramos cursos e treinamentos aos servidores, bem como trouxemos, em parceria com o hospital Sírio Libanês, uma pós graduação em saúde baseada em evidências, valorizando os servidores públicos e colaboradores em busca de um bem comum: ser referência em saúde no Tocantins e no país”, relata. “Implantamos rotinas e procedimentos adotados pelos melhores hospitais do país, públicos e privados, mas infelizmente hoje o retrato é outro. Pacientes em macas, desassistidos nos corredores, e muito descaso com a saúde da população. Não era isso que queríamos para o HGP e bem menos para nossa sofrida população”, avalia Delbes.
Diante da situação e com uma proposta para atuar em outro hospital público, em 2011 Delbes deixou o HGP. “Fui convidado para assumir em outro hospital e aceitei, não me sentia bem como profissional vendo a situação dos pacientes no HGP, não era o que queríamos para o hospital”, ressalta. “Quando eu vejo essa situação, fico decepcionado, porque todo o trabalho que nós fizemos foi por água abaixo”, lamenta. Indagado sobre os motivos que teriam levado à atual situação do hospital, Delbes explica que as rotinas foram se desfazendo, novos procedimentos sendo adotados, “não aqueles que contentam a população, mas sim os que agradam a uma minoria de gestores da alta cúpula”. Ele avalia que alguns servidores ou especialidades estão sobrecarregados, enquanto outras estão ociosos e sem produtividade.
E que mudanças precisam ser feitas com urgência a fim de equilibrar e produzir mais e com melhor qualidade. Para ele, motivar e valorizar os bons profissionais é o primeiro passo a ser dado. “Os quais irão prestar um excelente atendimento à população que procura o hospital”, avalia Delbes Barbosa. “Sempre carrego comigo o seguinte: muitas vezes fazemos o que gostamos, mas em gestão de qualidade fazemos o que tem que ser feito”, enfatiza o presidente da ASPAFARMA.
Qualidade 5S
Conforme Delbes, o programa de qualidade 5S é de origem japonesa, utilizado pelos japoneses, na reconstrução do país, após a Segunda Guerra Mundial, onde o país foi devastado pelo confronto. É utilizado atualmente por grandes empresas do setor público e privado. A qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido a primeira letra de 5 palavras japonesas e realizado em 5 etapas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização), Shitsuke (Disciplina).




